Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria e Defesa se enfrentam numa prévia do desenforcamento de Tiradentes

    Mesmo com o desenforcamento de Tiradentes já decidido, dois consagrados juristas nacionais, o promotor Jorge Vacite Filho e o advogado Técio Lins e Silva, fizeram na manhã desta quinta-feira, dia 16, na Rádio CBN Rio, uma prévia do embate jurídico que irão travar na próxima terça-feira, dia 21, na iniciativa inédita do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ambos, que vão atuar na acusação e na defesa de Joaquim José da Silva Xavier, disseram que será uma das experiências mais estimulantes em suas vidas e prometem um debate marcante durante a encenação teatral, em que o ator Milton Gonçalves representará Tiradentes.

    Promotor e advogado somente concordaram na evolução do Direito Criminal nesses 223 anos, desde o julgamento desta mitológica figura nacional, que foi enforcada, esquartejada e teve as partes do seu corpo espalhadas pelo caminho que levava a Minas Gerais. Tiradentes, segundo a defesa, foi a principal vítima das circunstâncias e do processo criminal feroz estabelecido pelas Ordenações Filipinas.

    Na encenação, o promotor Jorge Vacite Filho questionará se Tiradentes era mesmo um herói falastrão, uma pessoa equivocada ou um sonhador. Na linha da defesa, o advogado Técio Lins e Silva pretende provar que o condenado somente confessou a sua participação no planejamento do movimento após ser submetido a uma intensa tortura e também para livrar os amigos, que eram acusados de quererem a independência e a abolição da escravidão.

    Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único dos inconfidentes condenado à morte. Também era o único que não tinha posses. A revolta foi planejada por um grupo da elite na época, diante da ameaça de aplicação da Derrama pelo governo da capitania, com a cobrança de impostos devidos. O movimento acabou denunciado pelo coronel Joaquim Silvério dos Reis, em troca de salvar a sua fortuna e do perdão das suas dívidas.

    “Eu tenho a vantagem de defender um injustiçado, mas vou prevenido para enfrentar um promotor como o Jorge Vacite” – disse Técio lins e Silva, no programa que teve a mediação dos jornalistas Octavio Guedes e Lilian Ribeiro.

    Para Jorge Vacite, o processo e a morte de Tiradentes é ainda um mistério a ser desvendado. Segundo ele, a figura de Tiradentes, como é mostrada hoje com barba e cabelos longos numa comparação física a Jesus Cristo, é resultado da tentativa dos organizadores da Proclamação da República de encontrar uma figura heroica que tivesse lutado contra o governo de Portugal. O promotor acrescentou ainda que outro condenado teria sido enforcado no lugar do inconfidente. Disse que um estudioso revelou o surgimento de Tiradentes em Paris, um ano depois da sua condenação, durante a assembleia realizada pelos revolucionários que proclamaram a República francesa.

    Técio Lins e Silva retrucou a alegação da promotoria, afirmando ser apenas uma balela para iludir os jurados.

    O espetáculo do desenforcamento do Tiradentes será realizado às 14h no Salão Histórico do 1º Tribunal do Júri, localizado na Rua Dom Manuel, 29. Em seguida, haverá um cortejo que seguirá até a Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

    Ouça a íntegra do programa: http://goo.gl/MXnY7U

    (PC/SAF)

    • Publicações12259
    • Seguidores1236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações507
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-e-defesa-se-enfrentam-numa-previa-do-desenforcamento-de-tiradentes/181844917

    Informações relacionadas

    Gabriela Nunes, Advogado
    Artigosano passado

    O julgamento de Tiradentes: como a justiça se curvou diante da coroa.

    Caio Rivas, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Sentença que condenou Joaquim José da Silva Xavier - o "Tiradentes"

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 9 anos

    Digitalização de processo da Inconfidência Mineira resgata história do Judiciário e do Brasil

    Parentoni Advogados , Advogado
    Artigoshá 12 anos

    Tiradentes - julgamento e sentença

    Artigoshá 8 anos

    A Sentença de Tiradentes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)