Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira

    Confira o resumo dos pronunciamentos dos deputados durante o período das Comunicações, na sessão plenária do Parlamento gaúcho desta terça-feira (1º). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

    Missionário Volnei (PSC) manifestou sua indignação ao ataque feito à família e ao lar do soldado Alessandro, que teve sua casa destruída por um incêndio criminoso. Disse que os autores deveriam estar atrás das grades e lamentou a situação dos servidores da segurança no Estado e no país, que diariamente saem para trabalhar sem saber se voltarão vivos. O parlamentar ressaltou que, mesmo desprovidos de recursos pessoais e institucionais, esses profissionais, guerreiros, continuam fazendo o melhor que podem para que as pessoas possam viver em segurança. Disse que eles têm sido desvalorizados e criticados, mas que são verdadeiros heróis. Para o parlamentar, é preciso encontrar uma forma de valorizar a categoria e mudar a situação de forma urgente.

    Enio Bacci (PDT) pediu que constasse nos anais da Casa a citação do juiz Sergio Moro de pronunciamento do presidente americano Roosevelt: “Não existe crime mais sério do que a corrupção. Outras ofensas violam uma lei enquanto a corrupção ataca a fundação de todas as leis. Sob nossa forma de governo, toda autoridade está investida no povo e é por ele delegada para aqueles que o representam nos cargos oficiais. Não existe ofensa mais grave do que a daquele que tem depositada a sagrada confiança e que a vende para seu próprio ganho e enriquecimento, e não menos grave é a ofensa do pagador de propina. Ele é pior que o ladrão, porque o ladrão rouba um indivíduo, enquanto o agente corrupto saqueia uma cidade inteira ou um Estado. Ele é tão maligno quanto um assassino, porque um assassino pode somente tomar uma vida contra a lei, enquanto o agente corrupto e a pessoa que o corrompe miram de forma semelhante o assassinato da própria comunidade”.

    O deputado agregou ainda frase da filósofa Ayn Rand, de 1920: "Quando você perceber que para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada, quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores, quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você, quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada". Bacci saudou a ação do Judiciário e do juiz Moro, por meio dos quais, a seu ver, a corrupção vem sendo enfrentada no país.

    O deputado Pedro Pereira (PSDB) fez uma avaliação do desempenho de seu partido no primeiro e segundo turnos das eleições municipais. A sigla venceu em 28 cidades gaúchas, além de ter garantido a eleição de 31 vices prefeitos e de 269 vereadores. Em nível nacional, o desempenho foi igualmente positivo, segundo o parlamentar. “Um em cada quatro brasileiros será governado por um prefeito tucano a partir de janeiro”, contabilizou. Pedro Pereira destacou, ainda, a eleição de seu colega de bancada Jorge Pozzobom em Santa Maria e de Nelson Marchezan Júnior para comandar a prefeitura da Capital. Para ele, o resultado eleitoral é uma resposta “à roubalheira e aos desmandos do PT”, que transformou os municípios que governou em “terra arrasada”.

    O deputado Bombeiro Bianchini (PPL) manifestou solidariedade aos familiares e colegas do sargento da Brigada Militar Marcelo João Borges Desidério, morto no último sábado no município de Erval Grande numa ação de patrulhamento intermunicipal. “É inadmissível que os pequenos municípios tenham que adotar este tipo de prática. Enquanto ocorre uma ação numa cidade, a outra fica desguarnecida, revelando a fragilidade de nossa segurança pública “, lamentou. O parlamentar revelou que as condições operacionais nos pequenos municípios são extremamente precárias e defendeu novas contratações na Brigada Militar para fazer frente à “onda galopante de criminalidade”.

    * Colaboração de Olga Arnt ** Atualizado até 15h20

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pronunciamentos-na-tribuna-nesta-terca-feira/401017203

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)