Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta da Governadoria altera aposentadoria especial para policiais

    A Governadoria do Estado de Goiás encaminhou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 755/16 que altera a Lei complementar nº 5 de 13 de novembro de 2006, que dispõe sobre a aposentadoria especial. A proposta foi encaminhada para a Comissão Mista, onde encontra-se com pedido de vistas aos deputados Major Araújo, Ernesto Roller, José Nelto e Júlio da Retífica.

    De acordo com o esboço de lei, o objetivo é de compatibilizar a Lei complementar estadual nº 59/06 em referência dada pela Lei complementar federal nº 144/14, suprimindo as suas contraposições, de maneira a expurgar as normas que contrariam a normativa estabelecida pela União.

    Caso a medida seja aprovada, os artigos 1º e 2º da Lei Complementar nº 59, de 13 de novembro de 2006, passarão a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 1º A aposentadoria voluntária do servidor ocupante de cargo efetivo integrante da Polícia Civil ou da Polícia Técnico-Científica dar-se-á, em relação ao que haja ingressado na respectiva classe ou carreira:

    I - a partir da vigência da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, com proventos integrais, calculados na forma dos 99 3º e 17 do art. 40 da Constituição Federal, independentemente de idade, após:

    a) 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem;

    b) 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher;

    II - antes da vigência da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, independentemente de idade, com proventos integrais, correspondentes à totalidade da remuneração ou do valor do subsídio que servir de base para o cálculo da sua última contribuição previdenciária, após:

    a) 30 (trinta) anos de tempo de serviço ou contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício de cargo de natureza estritamente policial, e homem;

    b) 25 (vinte e cinco) anos de tempo de serviço ou contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício de cargo de natureza estritamente policial, se mulher.

    Parágrafo único. É assegurada ao servidor de que trata o inciso II do caput deste artigo paridade de proventos com a remuneração ou subsídio do pessoal em atividade."(NR)

    "Art. 2º Para os efeitos do disposto no art. 1º desta Lei Complementar, reputa-se:

    I - de natureza estritamente policial, o exercício:

    a) decorrente das atribuições do respectivo cargo;

    b) de outras atividades de risco, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária e dos órgãos a ela vinculados:

    II - tempo de serviço, observado o disposto no 9 10 do art. 40 da Constituição Federal, considerado por lei para efeito de aposentadoria e cumprido antes da vigência:

    a) da Lei nº 12.872, de 16 de maio de 1996, no âmbito do Estado de Goiás, de suas autarquias e fundações públicas;

    b) da Emenda Constitucional nO20, de 15 de dezembro de 1998, no âmbito da União, dos demais Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como das respectivas autarquias e fundações públicas."

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-da-governadoria-altera-aposentadoria-especial-para-policiais/318100838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)