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3 de Maio de 2024
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    Proposta de Plano de Carreira do Magistério é debatido em Pelotas e na região

    O deputado estadual Nelson Härter (PMDB) esteve reunido com diversas lideranças escolares, professores e direção de escolas estaduais em Pelotas e na região, para ouvir as reivindicações dos educadores referentes ao Plano de Carreira do Magistério, em estudo pelo governo estadual. Dentre as reivindicações, muitas dúvidas giram em torno das dificuldades de um bom entendimento de qual maneira, de fato, as mudanças beneficiariam ou prejudicariam a categoria.

    Durante as reuniões, foi percebida uma preocupação generalizada por parte da categoria, tão prejudicada pelos salários defasados, pela falta de condições de trabalho e pelas possíveis perdas salariais no ato de suas aposentadorias. “A preocupação não está apenas nas modificações previstas pelo plano, mas sim na retirada das vantagens e benefícios já conquistados. Porque iniciar pelo Magistério? O servidor público ao se aposentar depois de anos de trabalho ao longo de sua carreira terá suas vantagens suprimidas, caso o plano seja aprovado desta forma como está sendo proposto”, lembrou Härter.

    Nestes encontros, o parlamentar colocou-se à disposição da categoria e lembrou que desta forma está acompanhando o desenrolar das questões referentes à educação em todos os níveis: qualidade de ensino no Estado, isonomia salarial, plano de carreira e a urgente necessidade da realização de mais concursos públicos.

    Entre as propostas para reformulação da estrutura funcional dos professores estão: a) criação de novo processo seletivo para ingresso no Magistério, com provas específicas na área de conhecimento do educador; b) a realização de avaliações periódicas, visando à progressão na carreira; c) implantação de remuneração variável por desempenho, em que os professores ganhariam um 14º salário anual de acordo com os resultados obtidos pelos alunos, em sistema de avaliação externa no rendimento escolar; d) avaliação externa para verificar o desempenho no estágio probatório; entre outros.

    Conforme Härter, “todos os assuntos ligados à educação são do interesse de todos nós cidadãos, sendo assim, é preciso construir um novo plano em conjunto com a comunidade escolar, poder Legislativo e não apenas pelo Executivo. Devemos buscar a melhoria do ensino no Estado e não retroagir, como alguns aspectos do plano preveem,” defendeu o peemedebista.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-de-plano-de-carreira-do-magisterio-e-debatido-em-pelotas-e-na-regiao/1608576

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