Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta flexibiliza obrigatoriedade de carteira D para instrutores de trânsito

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8327/14, do deputado Esperidião Amin (PP-SC), que atenua a exigência de habilitação na categoria D para o exercício da atividade de instrutor de trânsito.

    Pela proposta, a obrigatoriedade da permissão nessa categoria, há pelo menos um ano, continuará valendo apenas nos casos em que o profissional for na trabalhar na formação de condutores das categorias D (van, micro-ônibus, ônibus não articulado e transporte escolar) e E (caminhão, trailer e ônibus sanfonado).

    Na prática, a nova regra extingue a necessidade de carteira D para instrutores que ministram aulas práticas ou teóricas para candidatos à habilitação nas outras categorias (A, B e C).

    Regras atuais

    Atualmente, a Lei 12.302/10, que regulamenta a atividade de instrutor de trânsito, exige do profissional, em qualquer caso, habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria B (condução de veículos) e por, pelo menos, um ano na categoria D. O projeto mantém a necessidade de o instrutor ter carteira B por pelo menos dois anos para lecionar em qualquer uma das categorias existentes.

    Para Amin, a proposta corrige um equívoco e uma desproporção existente na lei em vigor, sem prejuízo da qualidade do processo de formação de condutores, bem como da segurança do trânsito.

    Tramitação

    O texto está apensado ao PL 7199/14 e segue para a apreciação, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268404
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações562
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-flexibiliza-obrigatoriedade-de-carteira-d-para-instrutores-de-transito/163966436

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O que fazer sobre o assunto, quando há a conclusão do curso, este certificado pelo detran, e não há a possibilidade de credenciamento pela falta de "um ano da categoria D"?
    Como afirmar que um motorista habilitado na categoria D pode ser a melhor referência de instrutor de trânsito para candidatos A e B? O instrutor pode sim ter sua mudança de categoria, e como muitos, ficar este um ano sem conduzir um ônibus ou van, ou até mesmo seu veículo de passeio, e assim se tornar um novo instrutor... concordo com a possibilidade de ter a categoria igual ou superior. Ou as "instituições credenciadas" fazer a obrigatoriedade da Lei. continuar lendo

    por que eu paguei 1500,00 em um curso de instrutor de trânsito, direção defensiva, primeiro socorro, legislação de trânsito, didática, relacionamento interpessoal, meio ambiente, psicologia, e pra conduzir minha própria van tenho que pagar 240 reais, e fazer o curso de transporte de passageiro. continuar lendo