Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Proprietária impedida de construir em área de preservação permanente não tem direito à indenização

    Autora buscava ressarcimento do Município de Florianópolis e da União

    há 7 anos

    Acolhendo o parecer do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal extinguiu a ação proposta por Maria Alvina Vieira Hasse (Espólio) contra o Município de Florianópolis e a União que pretendia o pagamento de indenização à autora em razão de restrições ao direito de construir em terreno localizado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC).

    De acordo com o MPF/SC, a indenização requerida não era legítima, porque as restrições ao direito de construir no imóvel encontravam-se no Código Florestal Brasileiro, caracterizando uma limitação administrativa ao direito de propriedade, o que não seria indenizável.

    Também não caberia indenização por parte do Município de Florianópolis à proprietária porque o ente estava apenas cumprindo a legislação federal ao negar a possibilidade de construção no imóvel que se encontrava em área de preservação permanente.

    O laudo da perícia realizada no imóvel indicou que se trata de área da União, com presença de mata atlântica, promontório, costões e ecossistema de restinga, fazendo divisa, inclusive, com as construções ilegais no costão sul da Praia dos Ingleses, que já teve sentença da Justiça Federal determinando a demolição.

    "Inviável, por força de legislação geral, e não por ato personalizado do Município, a ocupação, construções ou alteração negativa do imóvel, a negativa administrativa aventada não pode gerar benefício, pois esse não teria causa ou origem legal", destacou o juiz federal Marcelo Krás Broges na sentença.

    Ação nº 5017092-60.2015.4.04.7200

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Santa Catarina
    (48) 2107-2466 e 8848-1506
    prsc-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/sc



    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proprietaria-impedida-de-construir-em-area-de-preservacao-permanente-nao-tem-direito-a-indenizacao/455199081

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    A quem compete o julgamento da ação popular contra o Presidente da República? - Denise Cristina Mantovani Cera

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)