Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prorrogado prazo de vacinação contra a febre aftosa

    há 16 anos

    O Governo do Amazonas prorrogou até o dia 15 de junho o prazo de vacinação do rebanho do estado contra a febre aftosa. A data limite para a declaração da vacinação também foi alterada e passou para o dia 30 de junho.

    A iniciativa teve por objetivo proporcionar aos pecuaristas de todo o Amazonas mais tempo para a compra da vacina e efetiva imunização dos seus rebanhos.

    De acordo com o diretor da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Alexandra Araújo, a prorrogação foi necessária principalmente por causa das ações da chamada "agulha oficial" - vacinação em conjunto com o Idam e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estão sendo realizadas nos municípios de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara, Manaus, Careiro da Várzea e Autazes.

    Segundo ele, a agulha oficial é uma das medidas exigidas pelo ministério para o estado conquistar o status de área livre de febre aftosa e consiste no monitoramento da vacinação por parte do governo federal.

    A prorrogação da campanha deve beneficiar os pecuaristas retardatários que ainda não concluíram a aplicação da vacina, argumenta, lembrando que os criadores não devem perder os prazos. Não adianta só vacinar, é preciso declarar, completa.

    Segundo ele, o registro pode ser feito nos 66 postos do Idam ou nas unidades da Codesav. Quem não declarar, além de pagar multa de R$ 40,00 por cabeça de gado vai ficar com os animais impedidos de transitar, completa, destacando que sem a vacina o pecuarista não terá acesso à guia de trânsito animal e poderá até mesmo ter a sua propriedade interditada.

    Além da imunização, a Sepror está fazendo o cadastramento do rebanho e o geo-referenciamento de todas as propriedades amazonenses por meio de GPS.

    • Publicações477
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prorrogado-prazo-de-vacinacao-contra-a-febre-aftosa/128333

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)