Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Protocolo integrado permite peticionamento para toda a 2ª Região

    Para efetuar protocolo de petições ou documentos jurídicos para qualquer cidade do âmbito da 2ª Região, é possível utilizar o serviço de protocolo integrado. Ao interligar as 30 localidades do TRT-2 por meio de malote, o serviço visa facilitar o envio de petições sem que seja necessário ir ao lugar endereçado.

    “Quem estiver em Santos e precisar peticionar para uma das varas da capital, por exemplo, não precisa vir até São Paulo, já que o Serviço de Distribuição de lá efetua o protocolo e nos envia, pelo malote”, explica Tarcísio Benício de Freitas, chefe do Setor de Protocolo do Ed. Sede.

    Qualquer petição endereçada para a 2ª Região, para a 1ª ou 2ª instância, pode ser protocolada pelo serviço integrado, tendo validade a data e o horário do protocolo, para fins de prazos judiciais. A facilidade abrange inclusive recursos de revista e agravos de instrumento, casos que anteriormente só poderiam ser protocolados no Ed. Sede.

    Para que o serviço seja executado da melhor maneira possível, é necessário que os documentos e petições estejam corretamente endereçados e com identificação necessária, ou podem ser devolvidos ao peticionista para correções. Cabe ao Serviço de Protocolo de Informações Processuais a devolução das petições incorretamente recebidas.

    Além dos fóruns da 2ª Região, o protocolo também possui integração com alguns postos conveniados. Em todas as localidades, o horário de atendimento ao público é das 11h30 às 18h, de segunda a sexta. Nos dias em que não houver expediente, as petições protocoladas serão enviadas no seguinte dia útil.

    Protocolo via correio

    Outra forma de enviar petições para o protocolo passou a ser permitida com o convênio firmado entre o TRT-SP e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que prevê o envio de petições via sedex, tendo como validade a data da postagem, desde que realizada até as 18h.

    O envio pode ser feito em agências dos correios de todo o país e não exige a utilização de envelope específico, bastando o fornecimento do nome e endereço da unidade destinatária, como no envio de qualquer correspondência.

    A petição, porém, deve ter anexada ao verso da primeira página a guia de remessa emitida pela agência dos correios. “Esse cuidado é fundamental para que se possa saber a correta data da postagem, já que muitas agências não utilizam mais o carimbo”, explica Tarcísio.

    Confira a íntegra dos provimentos que regulamentam os serviços: Provimento GP/CR nº 09/2009 e Provimento GP/CR nº 13/2006 .

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores374
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/protocolo-integrado-permite-peticionamento-para-toda-a-2-regiao/2256709

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)