Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR-5: condenação de carcinicultor que desmatou área de mangue deve ser mantida

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer em que opina pela manutenção da sentença que condenou o criador de camarões José Patrício Cesário por dano a área de mangue através da prática irregular de carcinicultura (criação de camarões). O réu desmatou 0,57 hectare de manguezal na localidade de Genipapeiro, no município de Nísia Floresta (RN), área considerada de preservação permanente.

    O carcinicultor já havia sido condenado pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte a um ano de detenção em regime aberto e multa. Ele recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, alegando ausência de dolo (ou seja, intenção) e incompetência da Justiça Federal para julgar a questão.

    O réu declarou que a área em questão já estava degradada e que, por isso, supôs que não seria necessário solicitar qualquer tipo de autorização para limpar a vegetação que estava rebrotando no local. Para o MPF, essa afirmação demonstra que o criador tinha conhecimento de que a área estava em plena recuperação natural e, mesmo assim, não relutou em desmatá-la para satisfazer seus interesses comerciais particulares.

    No parecer encaminhado ao tribunal, o MPF destacou que na propriedade do réu existem dois viveiros que funcionam com autorização do Ibama. Portanto, a ausência de licença referente à área desmatada não se deveu ao desconhecimento da legislação por parte do carcinicultor, mas à expectativa de que a fiscalização não o alcançaria.

    Finalmente, o MPF afirmou que os manguezais são áreas sujeitas à influência das marés e, por isso, consistem em terrenos de marinha, consequentemente bens da União, o que estabelece a competência da Justiça Federal no caso.

    Diante da constatação de que o delito foi praticado de forma livre e consciente, o MPF pede ao TRF-5 que seja mantida a sentença.

    Nº do processo no TRF-5: 2005.84.00.000507-1 (ACR 6665 RN)

    A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.

    A Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria Regional da República da 5ª Região

    Telefones: (81) /

    E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr-5-condenacao-de-carcinicultor-que-desmatou-area-de-mangue-deve-ser-mantida/1436252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)