Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR2 defende que bancas avaliem candidatos a cotas em concursos

    Parecer pede que eliminados das cotas sejam incluídos na ampla concorrência

    há 8 anos
    O Ministério Público Federal (MPF) quer que candidatos às vagas destinadas a negros e pardos em concursos públicos sejam avaliados em comissões criadas para esse julgamento. O parecer para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) defende também que candidatos não considerados aptos às cotas sejam reenquadrados na ampla concorrência, e não eliminados do concurso.

    A 5ª Vara Federal em Vitória (ES) decidiu contra a ação civil pública do MPF pedindo alterações em edital do concurso para analista de planejamento e orçamento do Ministério da Fazenda (edital nº 32/2015). O MPF, no entanto, recorreu alegando que a sentença não considerou aspectos como a aplicação do devido processo legal e o reenquadramento dos candidatos.

    Em parecer favorável ao recurso, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) sustenta que o reconhecimento racial por comissão (hetero-reconhecimento) pode e deve ser aplicado em detrimento da autodeclaração. Contudo, ressalta a necessidade de se respeitar o devido processo legal, com decisões bem fundamentadas das comissões e dando a chance de defesa aos candidatos considerados inaptos. “Se o candidato for eliminado pela banca, não deverá ser imediatamente eliminado do concurso, a menos que seja prestada declaração falsa. Pode haver casos de candidatos com nota suficiente para ampla concorrência, e sua eliminação não seria razoável”, argumenta a procuradora regional da República Andrea Szilard. Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
    Tel.: (21) 3554-9199/9052 Twitter: @mpf_prr2
    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações219
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr2-defende-que-bancas-avaliem-candidatos-a-cotas-em-concursos/387733037

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)