Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR2: MPF é contra liberação de bens de condenado por tráfico

    Veículos e contas estão em nome da esposa, absolvida pela Justiça

    há 9 anos

    A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) se manifestou contra a devolução de uma moto e uma caminhonete importadas pertencentes a um espanhol acusado de tráfico internacional de drogas e contra a liberação de contas bancárias utilizadas para movimentar valores resultantes do crime. Os bens e as contas estão em nome de esposa do acusado, que foi absolvida pela Justiça.

    Os veículos foram apreendidos pela Polícia Federal em 2013 na Operação Monte Perdido. A liberação dos bens foi solicitada por Aline Benício de Oliveira, casada com Oliver Ortiz de Zarate Martin. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal concluiu pela insuficiência de provas do envolvimento de Aline.

    Em parecer, o procurador regional da República Flávio Paixão sustenta que a mesma sentença que absolveu Aline determinou a perda dos bens apreendidos, inclusive dos dois veículos, em favor da União. Isto porque os bens seriam produto de crimes de Ortiz e o registro deles em nome de sua esposa configuraria lavagem de dinheiro.

    Argumento similar foi sustentado pelo procurador regional da República Maurício Andreiuolo sobre a liberação das contas correntes. Ele lembra que “apesar de ter absolvido Aline Benício de Oliveira, a sentença esclareceu que os valores depositados em sua conta eram de responsabilidade de Oliver de Ortiz de Zarate Martins, em esquema de lavagem de dinheiro obtido com a prática do crime de tráfico internacional de drogas.”

    Os pedidos ainda serão analisados pela 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

    Fiscal da lei – O parecer da PRR2 é uma intervenção do MPF no processo no papel de fiscal da lei (custos legis), e não de autor da denúncia. Nesses casos, a Procuradoria atua fora da relação processual (nem autora nem ré), como observadora da sociedade para garantir o respeito à lei.

    Processo nº 2012.51.01.020162-2


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
    Tel.: (21) 3554-9199/9051
    Twitter: @mpf_prr2

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações401
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr2-mpf-e-contra-liberacao-de-bens-de-condenado-por-trafico/232641597

    Informações relacionadas

    Gilbert Di Angellis, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    TRF-RJ nega pedido de prisão preventiva para ex-juiz do processo contra Eike Batista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)