Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR2: prefeito eleito de Itaguaí (RJ) é condenado a 14 anos de prisão

    Charlinho é punido por esquema desarticulado na Operação Sanguessuga

    há 8 anos

    A partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) condenou o prefeito eleito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior (Charlinho), a 14 anos de prisão por crimes cometidos na compra de ambulâncias para dois municípios: Itaguaí (governado por ele entre 2005 e 2002) e Mangaratiba (1997-2004). Com a condenação em segunda instância, a pena de Charlinho poderá ser executada ainda que haja recursos para serem julgados. O político respondeu por crimes em licitações entre 2000 e 2006, quando o esquema foi desarticulado pela Operação Sanguessuga (processo 20135101800955-8).

    Em julgamento nessa quarta-feira, 30 de novembro, a 1ª Turma do TRF2 seguiu a decisão da 2ª Vara Federal Criminal/RJ de condená-lo por fraudes a licitações (seis vezes) e corrupção passiva. Ele tinha sido acusado ainda por formação de quadrilha, mas, por maioria (dois votos a um), os desembargadores o absolveram desse crime pelo qual também tinha sido condenado em setembro de 2015.

    “Vamos aguardar o encaminhamento dos autos ao MPF para analisar se entramos com recurso ao STJ, considerando a diminuição da pena e a absolvição pelo crime de quadrilha. Independentemente disso, diante confirmação da sentença condenatória, comunicaremos o teor do acórdão ao TRE para que reconheça a inelegibilidade, sem prejuízo do início do cumprimento da pena privativa de liberdade”, diz o procurador regional da República Carlos Alberto Aguiar, referindo-se à Lei 9.504/97 (artigo 11, § 10).

    Outros réus do esquema declararam que, à frente da prefeitura de Itaguaí, Charlinho recebeu uma comissão de R$ 36 mil para cometer três fraudes na licitação de ambulâncias. As investigações demonstraram também irregularidades como a falta de pesquisas de preço e de divulgação oficial da licitação, a exigência de uma só marca de veículo (Mercedes Benz), a compra de veículos sem todos os equipamentos previstos no edital, a reprovação do edital pela assessoria jurídica do Município e a qualificação incompleta dos membros da Comissão de Licitação.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
    Tel.: (21) 3554-9003/9052/9199
    Twitter: @mpf_prr2


    • Publicações37267
    • Seguidores714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr2-prefeito-eleito-de-itaguai-rj-e-condenado-a-14-anos-de-prisao/411096153

    Informações relacionadas

    TRF2 mantém condenação do prefeito de Itaguaí por corrupção passiva e fraude em licitação

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-81.2013.5.01.0343

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)