Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR2: Tribunal abre processo contra prefeito afastado de Marataízes (ES)

    Com documentos falsos, o prefeito e outras três pessoas desviaram recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

    há 10 anos
    O prefeito afastado de Marataízes (ES), Jander Nunes Vidal, o Dr. Jander (PSDB), e a ex-vice-prefeita Dilcéa Oliveira (PR) vão responder por fraudes à licitação para comprar merenda escolar em 2009. Por unanimidade, a 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em janeiro, abrindo o processo penal contra Dr. Jander, Dilcéa – então secretária municipal de Educação – e outros dois réus: o ex-presidente da Comissão de Licitação Moacyr dos Santos Filho e a empresária Suely Teixeira Neto.

    Os quatro denunciados responderão por fraude em licitação, crime de responsabilidade, falsificação de documento particular e uso de documento falso. O recebimento da denúncia foi pleiteado pelo procurador regional Sidney Madruga, que representou a Procuradoria Regional da República (PRR2) na sessão de julgamento do TRF2.

    Com a documentação falsa, os agentes públicos desviaram recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), montando uma licitação irregular e viciada, vencida pela empresa de Suely Teixeira. Dr. Jander, Dilcea e Santos Filho foram afastados dos respectivos cargos pela Justiça Estadual por causa da ação de improbidade administrativa movida pelo MP/ES pelos mesmos fatos.

    Sobre a fraude – Entre as irregularidades cometidas na licitação da merenda, está a falta de divulgação pública pela Prefeitura, que convidou apenas empresas do Estado do Rio de Janeiro: a macaense Teixeira Neto Me e duas atacadistas de materiais hospitalares cujos documentos analisados pela Comissão de Licitação eram falsificados.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
    Tel.: (21) 3554-9003/9199
    Twitter: @mpf_prr2
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr2-tribunal-abre-processo-contra-prefeito-afastado-de-marataizes-es/198000666

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)