Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRR3: réu preso por tráfico de entorpecentes tem habeas corpus denegado

    Apontado como o responsável da quadrilha por distribuir droga em Fortaleza, Euder de Souza Bonethe teve o pedido de liberdade rejeitado por unanimidade

    há 12 anos
    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), seguindo parecer do Ministério Público Federal, denegou pedido de habeas corpus a Euder de Souza Bonethe, acusado de tráfico internacional de drogas. Um dos alvos da Operação Semilla, operação da Polícia Federal que resultou na apreensão de 9 toneladas de maconha e cocaína, Euder Bonethe é apontado como um dos responsáveis pela distribuição dos entorpecentes da organização criminosa em Fortaleza. Durante a operação a PF também apreendeu maquinário e produtos químicos para adulteração das drogas, além de veículos e dinheiro utilizados para o crime.

    Segundo a defesa, o réu teria sofrido constrangimento ilegal por excesso de prazo para o término da instrução criminal, o que daria a Bonethe o direito de responder ao processo em liberdade.

    A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) rebateu essa alegação, se posicionando contra o pedido de liberdade. A denúncia, segundo a PRR3, apresentou a repercussão internacional da quadrilha, que conduzia desde a produção de entorpecentes na Bolívia, ao transporte e distribuição em vários pontos do Brasil, além de remeter parte da droga para países da Europa e da África. Destacou, também, a grande quantidade de droga apreendida, bem como o grande número de integrantes da organização criminosa – no dia 21 de maio o TRF3 já havia rejeitado os pedidos de liberdade de outros 4 réus da quadrilha (veja aqui) - e o grau de especialização da quadrilha para justificar a necessidade de um maior prazo para a instrução processual e manutenção da prisão de Bonethe.

    A PRR3 destacou que o tráfico internacional de drogas é considerado crime de natureza grave e que a sua repressão eficiente tem por escopo garantir a ordem pública, sendo a restrição a liberdade o que assegura a aplicação da lei penal. “Outro ponto que merece destaque é o fato de que o acusado foi preso e autuado em flagrante pela utilização de documento falso, o que demonstra a intenção de buscar subterfúgios que dificultam sua identificação, dando indícios de que planeja fugir da aplicação da lei penal e processual penal”, sustentou a Procuradoria.

    Seguindo o entendimento da PRR-3, a 5ª Turma do TRF-3 denegou, por unanimidade, o pedido de habeas corpus a Euder de Souza Bonethe, não concedendo ao réu o direito de recorrer do processo em liberdade.

    Processo nº: 0014407-69.2012.4.03.0000
    Parecer PRR3

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 9167 3346
    ascom@prr3.mpf.gov.br
    twitter: @mpf_prr3
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr3-reu-preso-por-trafico-de-entorpecentes-tem-habeas-corpus-denegado/200107907

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)