Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PT vai fazer oposição ao governo Bolsonaro com foco nos direitos sociais, diz líder

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    Paulo Pimenta afirma que partido vai defender a Previdência e a democracia

    Articulação de frente democrática e manutenção de direitos econômicos e sociais são prioridades do PT na Câmara, segundo o líder do partido, deputado Paulo Pimenta (RS). O jornalista natural de Santa Maria vai iniciar o quinto mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

    Com 54 deputados eleitos, o Partido dos Trabalhadores se mantém como a maior bancada da Câmara, apesar de ter perdido 15 cadeiras.

    Confira os principais trechos da entrevista concedida pelo líder do PT.

    Quais assuntos serão prioridade para a nova bancada do partido na Câmara?
    A atuação da bancada vai girar em torno de três questões principais: a primeira é uma ampla frente em defesa de democracia, para conter o avanço do fascismo e da extrema direita que coloca em risco valores fundamentais presentes na Constituição de 1988, tanto do ponto de vista dos direitos civis e políticos quanto das garantias individuais do brasileiro. A segunda questão é a mobilização em torno da manutenção dos direitos econômicos e sociais: a defesa da Previdência, da educação pública, da saúde pública, do pré-sal e a defesa da nossa soberania. E vamos também buscar a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é um preso político e teve seus direitos de defesa violados.




    Como vai se formar essa frente democrática?
    Acreditamos na construção de uma frente "popular e democrática" cuja marca seria a defesa da Constituição, da independência do Legislativo em relação ao Executivo e das prerrogativas parlamentares. Vamos fazer oposição aos temas da pauta de comportamento, que Bolsonaro chama de “pauta moral”. Desarmamento e redução da maioridade penal, por exemplo, não há especialista que possa nos apontar onde deram certo.

    E com relação à pauta econômica, qual será a participação do PT?
    Quando o país estava com uma taxa de crescimento importante, nós tínhamos uma capacidade de arrecadação muito maior e tínhamos o equilíbrio das contas da Previdência. Essa opção por enfrentar a crise com uma política recessiva mergulhou o país neste cenário em que estamos vivendo. É preciso que o país volte a crescer e o Estado é um fator fundamental, tanto em função da oferta de crédito quanto da retomada das obras públicas. Defendo estratégias econômicas que levem a uma maior presença do Estado na economia, a fim de buscar o equilíbrio orçamentário por meio do fomento ao consumo, ao investimento e à geração de emprego e renda.

    O Partido dos Trabalhadores defende alguma das reformas que está em pauta na Câmara?
    A reforma política é a mais importante. Já a tributária esbarra na dificuldade de avanço no debate em torno de mudanças necessárias no pacto federativo, ou seja, na correlação de forças entre União, estados e municípios. Quanto à reforma da Previdência, sou contra o regime de capitalização proposto pelo governo. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro não participou de debates nem submeteu suas ideias a questionamentos e, por isso, qualquer nova proposta de reforma previdenciária deve passar por ampla e profunda discussão no Congresso.

    Reportagem – José Carlos Oliveira
    Edição – Ana Chalub

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pt-vai-fazer-oposicao-ao-governo-bolsonaro-com-foco-nos-direitos-sociais-diz-lider/666505711

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 5 anos

    Comissão Geral debate hoje desdobramentos da tragédia de Brumadinho

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Paulo Pimenta é reconduzido à liderança do PT na Câmara

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)