Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Publicada norma para consolidação de débitos no âmbito do Pert

    Publicado por COAD
    há 6 anos


    A Receita Federal, através da Instrução Normativa 1.855/2018, publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10-12, estabelece os procedimentos para prestação das informações necessárias à consolidação de débitos no Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), instituído pela Lei 13.496/2017.

    As regras previstas na mencionada Instrução Normativa não se aplicam ao contribuinte que optou pelo parcelamento ou pagamento à vista dos débitos previdenciários que foram arrecadados por meio de Guia da Previdência Social (GPS).

    O contribuinte que optou pelo pagamento à vista ou pelo parcelamento dos débitos deverá indicar, exclusivamente no sítio da RFB na internet, no endereço http://rfb.gov.br, nos dias úteis do período de 10 a 28-12-2018, das 7 horas às 21 horas, horário de Brasília:
    – os débitos que deseja incluir no Pert;
    – o número de prestações pretendidas, se for o caso;
    – os montantes dos créditos decorrentes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), se for o caso; e
    – o número, a competência e o valor do pedido eletrônico de restituição efetuado por meio do programa Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e declaração de Compensação (PER/DCOMP), relativos aos demais créditos próprios a serem utilizados no Pert, se for o caso.

    A consolidação dos débitos terá por base o mês do requerimento de adesão ao parcelamento ou ao pagamento à vista com utilização de créditos. A Receita Federal terá o prazo de 5 anos, contado da data da prestação das informações para consolidação, para análise dos montantes de créditos indicados para utilização.

    Será considerado deferido o parcelamento na data em que o contribuinte concluir a apresentação das informações necessárias à consolidação, desde que tenha efetuado o pagamento das prestações pertinentes às condições para concessão do parcelamento até 28-12-2018. Os efeitos do deferimento retroagem à data da adesão ao Pert.












    FONTE: Equipe Técnica COAD

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações177
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicada-norma-para-consolidacao-de-debitos-no-ambito-do-pert/657070951

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)