Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Punição aplicada a mineradora que não pagou taxa obrigatória é mantida

    há 8 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou na Justiça a validade de ato do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que anulou alvará de pesquisa concedido a mineradora que não cumpriu as exigências legais necessárias para a manutenção da permissão. A Eidacal impetrou mandado de segurança contra o ato do órgão público, alegando que ele não teria respeitado os direitos da empresa ao contraditório e à ampla defesa.

    No entanto, a Procuradoria Federal em Goiás e a Procuradoria Federal junto ao DNPM comprovaram que o alvará só foi anulado após autuação, aplicação de multa e intimação da empresa para, caso desejasse, questionar a decisão.

    As unidades da AGU explicaram que a mineradora deixou de pagar taxa obrigatória prevista no Código de Mineracao (Decreto-Lei nº 227/67), devida por toda empresa que obtém alvará para realizar pesquisas minerais em áreas maiores que mil hectares, como era o caso. Foi apontado que, além disso, a Eidacal também não pagou a multa aplicada pelo DNPM por causa do não recolhimento da taxa.

    A 8ª Vara Federal de Goiás acolheu os argumentos das procuradorias e denegou a segurança. A decisão reconheceu que a anulação do alvará de pesquisa foi decorrente da ausência de pagamento obrigatório e que a empresa foi devidamente notificada em todas as etapas do procedimento administrativo que resultou nas punições aplicadas.

    A PF/GO e a PF/DNPM são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Mandado de Segurança nº 43421-60.2014.4.01.3500 – 8ª Vara Federal de Goiás.

    Raphael Bruno

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicao-aplicada-a-mineradora-que-nao-pagou-taxa-obrigatoria-e-mantida/392108196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)