Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Punição de 52 promotores e procuradores em 2016

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    As sanções disciplinares determinadas pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público aumentaram de 12 (em 2015), para 52 em 2016 — um implemento de 333%. Foram 21 advertências, 15 suspensões, sete censuras, cinco cassações de aposentadorias, duas remoções compulsórias, uma pena de disponibilidade e uma demissão. Os dados são oficiais e constam de relatório divulgado na quarta-feira (15).

    Em agosto, o CNMP anunciou que os conselheiros colocaram como prioridade acelerar o andamento de PADs. A maioria dos julgados envolve questões antigas, pois em 2016 só foram analisados pelo Plenário três dos 38 casos instaurados.

    A única demissão foi aplicada contra um procurador da República acusado de bater na mulher e mantê-la em cárcere privado, sem acesso a produtos de higiene pessoal. Ele também teria estimulado que a cônjuge fosse agredida pela pastora da igreja que frequentavam.

    A demissão reconheceu a “prática de incontinência pública e escandalosa”.

    O Conselho também determinou a suspensão, por 40 dias, de uma promotora da Paraíba acusada de receber vantagem pecuniária a título de diárias sem que realmente tivesse viajado a serviço.

    E uma promotora do Distrito Federal foi suspensa por 45 dias por ter – em uma incidência em agência bancária - chamado a gerente de “burra, incompetente, despreparada e desqualificada”, além de tê-la ameaçado com um garfo para churrasco.

    Foi ainda cassada a aposentadoria de um promotor que usou dinheiro dos cofres municipais de Vitória do Xingu (PA) para pagar contas de restaurantes, passagens de avião e combustível.

    Penduricalhos

    Os conselheiros também reconheceram uma norma própria (Resolução nº 117/2014) sobre o direito amplo dos membros do MP ao auxílio-moradia.

    Menos mal que não recebem o benefício os procuradores e promotores aposentados ou em disponibilidade, afastados ou licenciados e casados com pessoas que já ganham o auxílio ou ocupam imóvel funcional.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicao-de-52-promotores-e-procuradores-em-2016/431665249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)