Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Punição por violência em jogo pode passar de torcida para torcedor

    Proposta em análise na Câmara aumenta a pena de 1 a 2 anos de reclusão e multa para 3 a 6 anos de reclusão para quem causar tumultos ou praticar atos violentos em eventos esportivos.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    Quem causa tumulto ou pratica atos violentos em eventos esportivos pode estar sujeito a penas mais rigorosas. É o que aponta o Projeto de Lei (PL 7.063/2014) aprovado no início de novembro na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A proposta altera o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) para aumentar a pena de 1 a 2 anos de reclusão e multa para 3 a 6 anos de reclusão. O relator do projeto, deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), defende que a punição passe a ser aplicada ao torcedor, e não à torcida organizada.

    "Aquela meia dúzia que faz com que aquela multidão inteira entre numa onda violenta, essa sim é a parcela que nós temos que punir, é a parcela que nós temos que retirar do estádio e dar uma punição exemplar para que fatos como o que a gente vê de selvageria em jogos de futebol ou basquete, qualquer evento esportivo, pare."

    O substitutivo aprovado contemplou a proposta (PL1001/2015) do deputado Antônio Goulart (PSD-SP), que pretende, além de deixar de punir as torcidas organizadas, impossibilitar torcedores de frequentarem eventos esportivos se não cumprirem o Estatuto do Torcedor. Goulart é membro de uma torcida organizada. Na opinião do deputado, quem deve ser punido são as pessoas que se infiltram nas torcidas para cometer crimes.

    "Quando acontece algum ato de violência ao invés de procurar o culpado é muito mais fácil pedir a extinção da torcida. A torcida organizada é contrária a briga, é contrária a violência, é a favor da vida e da festa no estádio de futebol. Então, nada de pensar em acabar com torcida e vamos trabalhar muito para punir a pessoa violenta que às vezes se infiltra na torcida."

    O torcedor Wendel Lopes acredita que frequentar estádio não deveria ser arriscado. Na opinião dele, apesar de o aumento de pena não ser a solução, é preciso punir quem comete crimes.

    "O torcedor nunca deve ser punido. Porque se a gente for punir o torcedor a gente vai acreditar que torcer é crime. Não, quem deve ser punido é o criminoso. Se você cometer crime em estádio de futebol, você deve ser punido. Se você cometer crime em uma festa privada, você deve ser punido. Se você cometer crime em um ambiente externo, você deve ser punido. Quem comete crimes deve ser punido, cometer crime não tem nada a ver com o futebol."

    A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça.

    Reportagem — Bianca Marinho
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações535
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicao-por-violencia-em-jogo-pode-passar-de-torcida-para-torcedor/258866112

    Informações relacionadas

    Agência Brasil
    Notíciashá 15 anos

    Câmara aprova projeto que prevê punição em caso de trote violento

    Francisco Sannini Neto, Delegado de Polícia
    Artigoshá 11 anos

    Brigas entre torcidas: análise jurídica e a solução para o problema

    Espaço Vital
    Notíciashá 14 anos

    Clubes serão punidos por brigas de torcidas organizadas

    Meu Site Jurídico
    Artigoshá 5 anos

    Lei 13.912/19: Altera as disposições sobre penalidades de torcidas organizadas

    Thales Sousa da Silva, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Violência contra a criança e o adolescente:qual o juízo competente?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)