Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais os riscos do beber em excesso?

    Publicado por Vida Mental
    há 12 anos

    Ultimamente tornou-se muito comum jovens adultos fazerem uso abusivo de bebidas alcoólicas num curto período de tempo. A desculpa para esse beber em excesso sempre recai ao trabalho estressante, à época de provas, ao término do namoro ou para comemorar algo.


    Esse beber em excesso é chamado por especialistas de binge, que significa farra em inglês. É relacionado ao uso de mais de 5 doses alcoólicas por homens ou de 4 ou mais doses por mulheres dentro de um período de 2 horas, aproximadamente.

    O problema dessa prática são as conseqüências físicas, psíquicas e sociais que podem ser desencadeadas.Está associado a complicações como: comportamento sexual de risco; gravidez indesejada; transmissão e contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST); violência, desde brigas com familiares a agressões a pessoas desconhecidas e homicídio; suicídio; acidentes de trânsito; negligência em caso de pais ou responsáveis; acidentes, quedas; intoxicação alcoólica; infarto, entre outros.


    O binge tornou-se muito comum no Brasil. Quase todas as semanas são publicadas matérias em jornais ou noticiários apontando para acidentes de trânsito, violência sem motivo aparente, assassinatos entre outros; todos causados pelo uso excessivo de álcool. Nesses casos, quando é aberto um processo judicial, a avaliação do indivíduo poderá ser realizada por profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos forenses, os quais deverão realizar o exame do estado mental, avaliação do nexo causal, capacidade de entendimento e de determinação. A penalidade será aplicada de acordo com o previsto pela lei e sentenciada pelo juiz responsável pelo caso.

    Beber em binge pode trazer muitos prejuízos, até a prisão e a morte! Se você conhece alguém que tem esse costume, informe sobre os problemas relacionados a essa prática! A orientação de profissionais especialistas em dependência química também pode ser muito importante!Se você quer saber mais sobre essas substâncias, no site Vida Mental você encontrará cursos que esclarecem essa e outras dúvidas sobre a dependência química.

    • Publicações13
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações321
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-riscos-do-beber-em-excesso/3110015

    Informações relacionadas

    Notíciashá 12 anos

    Porque o crack vicia mais rápido que outras drogas?

    Notíciashá 12 anos

    Que bala é essa?

    Notíciashá 12 anos

    Quais os riscos da junção do álcool e cocaína?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)