Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quando Otelo, o Mouro de Veneza, entra no jogo do processo penal

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    A aplicação da Teoria dos Jogos aplicada ao Processo Penal é o tema que tenho me dedicado nos últimos tempos[1]. Por ela, busca-se compreender como estabelecer as expectativas de comportamento dos jogadores (internos e externos ao jogo processual), capazes de, a partir deles, indicar as regras do jogo, mapeando as recompensas e estabelecendo as táticas e estratégia (dominantes e dominadas) em face de jogadores processuais reais. Levo a sério a interação humana e as dificuldades de sujeitos que são inautênticos. Voltarei ao tema nas próximas semanas, embora tenha indicado algo nas colunas anteriores.

    A Teoria dos Jogos não é “pelada” e, como diz Duilio de Avila Bêrni, “já foi acusada de trazer uma visão cínica da natureza humana. Este tipo de acusação é por si só problemático. Primeiramente, não se deve julgar a teoria dos jogos pela ação dos jogadores, ou mesmo dos formuladores. Em segundo lugar, como ficará mais claro adiante, a teoria dos jogos é essencialmente uma construção matemática. Como tal, ela lida com entes ideais (os números e as variáveis) e as relações ideais (teoremas) entre eles. O salto de passagem entre o mundo dos números e o mundo físico nunca precisa ser exercitado.”[2].

    Hoje tratarei de uma das faces da barganha, temática complexa. Acolho, com adaptações, o dilema do prisioneiro (Merrill Flood e Melvin Dresher), cujos pressupostos são aplicáveis ao jogo da barganha (cooperação premiada, transação processual, instruções, etc.), e das emoções agindo em jogadores/julgadores humanos[3].

    Aproveito, nesse sentido, a metáfora apresentada por Rapoport...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-otelo-o-mouro-de-veneza-entra-no-jogo-do-processo-penal/306633166

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)