Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quanto mais, melhor para a saúde

    02 de abril de 2014

    Verduras, legumes e frutas

    Já era difícil cumprira recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma dieta saudável: cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia. Agora, pesquisa da University College em Londres (UCL) sugere que comer entre sete e dez porções diariamente reduz em 42% o risco de morte prematura por qualquer causa. Os cientistas examinaram os hábitos alimentares de 65 mil pessoas no Reino Unido entre 2001 e 2013.

    Publicada na "Journal of Epidemiology and Community Health", a pesquisa também indicou que as verduras e legumes são quatro vezes mais saudáveis do que as frutas. Cada porção reduz o risco de morte em 16%, em comparação com 4% das frutas.

    - A mensagem clara aqui é que quanto mais frutas, verduras e legumes você come, menor é a probabilidade de você morrer em qualquer idade - disse Oyinlola Oyebode, principal autor do estudo.

    O risco caiu 14% com o consumo de uma a três porções por dia; 29% de três a cinco: 36% de cinco a sete; e 42% de sete a dez. Os que estavam no grupo de maior consumo também foram 25% menos propensos a morrer de câncer e 31 % a morrer de doença cardíaca.

    A restrição calórica virou uma espécie de moda há duas décadas, quando algumas pessoas se propuseram cortar as calorias que ingeriam em 30% para retardar o envelhecimento, mas os estudos de Wisconsin e NIA têm um foco mais amplo.

    - Não estamos estudando isso para que as pessoas possam fazer, mas para aprofundar as causas subjacentes de doenças relacionadas à idade - diz Anderson. - É uma ferramenta de pesquisa, e não uma recomendação de estilo de vida.

    Muitos dos benefícios da restrição calórica estão ligados à regulação da energia, conta Anderson, o que afeta a forma como o combustível é utilizado pelo organismo. A restrição calórica provocaria essencialmente uma reprogramação do metabolismo. Em todas as espécies em que foi usada, ela mostrou que afeta a capacidade de o corpo de responder às mudanças do ambiente à medida que envelhecem.

    Entre os déficit de metabolismo está o diabetes, visto como "inabilidade a responder propriamente aos nutrientes". A doença danifica gordura, músculos, vasos sanguíneos e até o funcionamento do cérebro. No estudo, os pesquisadores observaram o surgimento da doença nos animais de controle, sem restrição calórica.

    - Até dois anos atrás não tínhamos evidências de diabetes em nenhum animal com restrições calóricas, mas agora temos um número significativo de diabetes ou pré-diabetes e síndrome metabólica nos animais de controle - revela Anderson.

    Fonte: O Globo

    • Publicações3214
    • Seguidores250813
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quanto-mais-melhor-para-a-saude/114881227

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Evanyl Lima
    10 anos atrás

    Seria ótimo se pudéssemos incluir pelo menos uma fruta ou comer algum tipo de verdura em nossa refeições, mas como andam os preços... se torna quase impossível seguir a risca as recomendações médicas. continuar lendo