Queixas de compras pela Internet
O Procon lança hoje um saite exclusivo para queixas de compras pela internet. O saite entra em operação hoje (22).
Até agora, quem precisasse registrar uma reclamação contra um saite de vendas on-line precisava ir até um dos postos de atendimento do Procon. Em São Paulo, o atendimento é feito apenas em três locais.
O Procon já realiza atendimentos on-line, das 10h às 16h, mas só para dúvidas. Também é possível tirar dúvidas por telefone e e-mail. Mas o registro de reclamações só pode ser feito pessoalmente e com a apresentação do RG original e de cópias dos documentos que comprovem a compra.
Com o novo saite, o consumidor não precisará mais ir até um desses postos de atendimento nem apresentar documentos na primeira etapa.
Por enquanto, o saite só receberá queixas contra operações feitas on-line. A ideia é que, no futuro, o mesmo seja usado para reclamações contra todas as empresas, de qualquer meio de consumo.
O procedimento será o seguinte: pelo saite, o consumidor que não tiver sido atendido corretamente - prazo de entrega não cumprido, produto com defeito, cobrança indevida etc. - poderá registrar sua queixa.
A reclamação será encaminhada a um técnico do Procon, que vai analisar a demanda e encaminhar mensagem ao consumidor informando sobre seus direitos e a eventual necessidade de envio de documentos e outros dados. A empresa será notificada também pela internet.
Caso o procedimento não dê resultado, o Procon vai instaurar um processo administrativo, com a realização de audiência conciliatória com o consumidor e representantes da empresa.
O Procon não informou quantas queixas recebe anualmente de empresas de vendas on-line. No ranking do ano passado, porém, a B2W, que reúne os saites Americanas.com, Submarino, Shoptime e TV Sky Shop, aparece no 29º lugar entre as empresas com mais reclamações de consumidores. (Com informações da Folha de São Paulo)
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Gostaria de saber se uma loja coloca um produto no valor é depois cancela minha compra por dia que o valor estava errado por erro da plataforma o que devo fazer . continuar lendo
Comprei alguns produtos pelo site catryc.com, imediatamente fui informado o código de rastreamento, dias se passaram, aparece a seguinte informação: "expira".
Enviei e-mail por diversas vezes e todas as vezes o sistema não consegue entregar o e-mail.
Quando eu acesso a compra está informado que os produtos foram enviados.
Como eu posso resolver esta situação? continuar lendo