Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    QUITAÇÃO DE DÍVIDA E LEVANTAMENTO DE HIPOTECA AUTORIZADO PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SÓ PODEM SER ANULADOS PELA VIA JUDICIAL

    A autotutela do banco gerou aos mutuários direito à indenização por dano moral

    Em recente decisão monocrática, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) condenou a Caixa Econômica Federal (CEF) a pagar dano moral a mutuários que, após receberem quitação de dívida e autorização para levantar a hipoteca no registro de imóveis, sofreram processo de execução extrajudicial.

    Após expedir quitação e autorizar o levantamento da garantia, a CEF alegou que houve equívoco na liquidação do financiamento habitacional e realizou procedimentos de execução extrajudicial do contrato.

    Os mutuários, surpreendidos pela atitude do banco, moveram uma ação ordinária em que buscam a reparação pelo dano moral sofrido. A decisão de primeiro grau fixou o valor da indenização em cerca de R$ 22 mil. O banco apelou, arguindo que a detecção de inconsistência no contrato gerou a cobrança do saldo devedor apontado e não admitiu a existência de dano moral.

    A decisão do TRF3 assinala que o banco agiu de maneira incauta, pois a quitação concedida está abrangida pelo princípio da segurança jurídica, emanou a liberação da hipoteca pelo próprio credor, tendo produzido efeitos e gerado o cancelamento da garantia junto ao registro de imóveis. Para reverter a quitação, a parte interessada deve utilizar os meios jurídicos adequados, e não prejudicar o mutuário, que não tem culpa do episódio: Em suma, diz a decisão, é direito da CEF anular a quitação concedida, se viciada, porém deve respeitar o devido processo legal, ofertando o contraditório e ampla defesa aos mutuários.

    Assim, ficou mantida a indenização firmada pela sentença de primeiro grau, considerada suficiente a reparar os danos experimentados.

    No tribunal, o processo recebeu o número 0002897-44.2002.4.03.6100/SP.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2951
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quitacao-de-divida-e-levantamento-de-hipoteca-autorizado-pela-caixa-economica-federal-so-podem-ser-anulados-pela-via-judicial/121093474

    Informações relacionadas

    Caroline dos Anjos Marins, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de pedido de baixa de Hipoteca.

    Alex Oliveira, Estudante de Direito
    Notíciashá 7 anos

    [Modelo] Procuração Ad judicia

    Lorena Barbosa, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O que fazer após quitar meu financiamento imobiliário?

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    O espólio tem legitimidade para ajuizar ação de indenização por danos morais?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)