Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rabello teve papel importante na aprovação do PCCS da carreira Militar

    As mensagens seguem para sanção do governador Silval Barbosa sancioná-lo.

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, o Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. As três mensagens do Poder Executivo foram votadas em caráter de urgência para serem sancionadas pelo governador Silval Barbosa até o dia 4 de abril (por ser ano eleitoral). A promoção, ato administrativo que eleva o militar estadual ao posto ou graduação imediatamente superior em seu quadro, observando além do interstício, os critérios e as condições definidas por lei.

    O deputado Walter Rabello (PSD) foi um dos parlamentares que lutou para que o PCCS fosse aprovado. Houve empenho por parte do governador, que ouviu toda a categoria desde soldado até o comandante no desenrolar das discussões sobre a proposta. Esta foi a primeira vez que todas as associações se reuniram e juntas definiram o que seria melhor para a categoria, pontua Rabello.

    Para o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a aprovação do PCCS eleva a auto-estima do policial. A mudança dos requisitos na promoção é uma conquista que poucos estados do Brasil possuem e graças ao deputado Walter Rabello podemos ter o reconhecimento merecido, são avanços que contribuirão de forma positiva para toda a categoria, explica.

    O presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais da PM e BM-MT, Luciano Esteves Correa Costa, considera a aprovação uma conquista histórica para toda a categoria. O apoio do deputado Walter Rabello foi sem dúvida muito importante para a aprovação do PCCS, uma vez que existia dúvida entre os parlamentares, já que as mensagens foiram encaminhadas em regime de urgência para a votação, mas o deputado soube expor os pontos do projeto e explicar aos colegas parlamentares a importância e a necessidade da aprovação.

    As promoções na Polícia Militar são efetuadas duas vezes ao ano: nos dias 21 de abril e 05 de setembro de cada ano. As promoções no Corpo de Bombeiros Militar são efetuadas nos dias 02 de julho e 02 de setembro de cada ano.

    As promoções são efetuadas regularmente seguindo os critérios de antiguidade e merecimento, anualmente, pelo critério de mérito intelectual e em situações específicas, pelos critérios de ato de bravura, post mortem e requerimento.

    MENSAGENS APROVADAS

    A primeira foi a Mensagem 17/14, que fixa o efetivo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Na proposta, o governo destaca que além de fixar o efetivo necessário para a instituição, o projeto vai regular como se dará a distribuição, o complemento e a ascensão funcional dos policiais militares estaduais, o que foi estabelecido através de critérios calcados em bases técnicas e operacionais, atualmente inexistentes.

    A segunda Mensagem 18/13, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

    A terceira Mensagem 76/14, dispõe sobre os critérios e as condições que asseguram aos Oficiais e Praças da ativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso a ascensão na hierarquia militar, mediante promoção, de forma seletiva, gradual e sucessiva e dá outras providências.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rabello-teve-papel-importante-na-aprovacao-do-pccs-da-carreira-militar/114665219

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)