Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rádio: "Busca e apreensão" foi debatido

    há 13 anos

    Em entrevista à rádio Inconfidência (AM 880) no dia 8 de setembro, o desembargador da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Álvares Cabral, falou sobre mandado de busca e apreensão. Segundo ele, o mandado é uma ordem judicial para que se faça apreensão de bens ou pessoas.

    Para exemplificar, disse que, nas situações em que uma pessoa fecha um contrato para pagar determinado número de prestações e fica inadimplente, a financeira pode pedir judicialmente a busca e apreensão do bem. “Se [a pessoa] não pagou o que deve, a financeira bate às portas do Judiciário e pede a apreensão daquele bem”, afirmou.

    “Mas se a pessoa pagou 37 de 40 prestações, o direito ao bem é mais da pessoa do que da financeira, não?”, perguntou a jornalista Débora Rajão. Ao que o desembargador respondeu que o Tribunal tem de ser justo, fazer cumprir a lei, “não pode ser bonzinho”.

    Ele disse que os oficiais de Justiça e os policiais civis ou militares podem cumprir o mandado. E os policias só podem usar de força se houver na decisão judicial determinação para isso. Mas a recomendação é que sempre haja conversa.

    O desembargador citou que a apreensão de pessoas ocorre se, por exemplo, a guarda de um filho estiver com um cônjuge e o outro levar a criança sem autorização.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radio-busca-e-apreensao-foi-debatido/2832304

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)