Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rádio Câmara completa 15 anos com meta de aproximar o cidadão do Parlamento

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    O dia 20 de janeiro de 1999 marcou o início da transmissão do sinal da Rádio Câmara.

    Criada pelo então presidente Michel Temer, atual vice-presidente da República, a emissora nasceu para transmitir ao vivo as sessões de plenário.

    Com o tempo, a Rádio Câmara agregou jornalismo, programas culturais e sobre cidadania, campanhas de utilidade pública e radionovelas educativas.

    Mesmo após 15 anos, o objetivo principal continua o mesmo: aproximar o cidadão do Parlamento. O diferencial é ir além da cobertura da mídia comercial, que, muitas vezes, se concentra só no que ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

    A Câmara tem 21 comissões permanentes, 513 deputados federais e uma infinidade de temas discutidos diariamente. Esse é o alvo da cobertura da Câmara, aliada com o imediatismo do rádio, como explica o jornalista Jairo Ribeiro, que atua na emissora desde a criação. "O cidadão tem acesso às informações do que acontece no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, por meio da Rádio, afirma, destacando que o rádio é um veículo popular, que chega a todos os lugares e permite às pessoas ouvir as notícias, em tempo real, seja dentro do carro ou na cozinha de casa.

    Jairo Ribeiro também afirma que a cobertura da Rádio Câmara contribui para desmistificar a visão que se tem do Parlamento brasileiro. As pessoas têm uma ideia de que na Câmara se trabalha pouco, que deputado tem muita folga, trabalha muito pouco, dois, três dias por semana. E o fato é que, aqui dentro, enquanto as coisas acontecem, se trabalha muito. O processo legislativo em si exige muitas reuniões, comissões, debates, e isso sendo mostrado pela Rádio permite que as pessoas saibam que, de fato, se trabalha aqui dentro."

    Como o trabalho dos veículos de comunicação da Câmara é integrado, as reportagens da Rádio vão direto para o site da Agência Câmara, acompanhado de perto pelos editores dos principais jornais e agências do País.

    O editor Aprígio Nogueira destaca os três critérios principais do jornalismo da Rádio Câmara. "Primeiro é o rigor na informação. Somos uma fonte primária de notícias e temos de ser bastante rigorosos, porque um erro pode tomar uma dimensão muito grande. O segundo é a pluralidade. Procuramos sempre ouvir todos os lados envolvidos não só entre os deputados, os que são contra, os que são a favor, como também com quem vai ser afetado por um projeto que está sendo apreciado na Casa: categorias profissionais ou qualquer um que possa ser afetado. E o terceiro critério é a neutralidade. Não emitimos opinião. A opinião quem tem é o ouvinte. Ele escuta nossa matéria, nossos programas jornalísticos, e tira suas próprias conclusões.

    O jornalista Edson Júnior, apresentador do programa" Feijoada Completa ", diz que esses parâmetros se refletem no produto final da Rádio." Fazemos um trabalho jornalístico de verdade, com diferentes opiniões e equilibrando as posições, para não tender nem para um lado nem para o outro. "

    Prêmios

    Ao longo de sua história, a Rádio Câmara vem colecionando prêmios e certificações. As reportagens especiais da emissora, por exemplo, receberam uma dezena de prêmios. Entre elas, está a série sobre os carroceiros, produzida em 2012 pela repórter Daniele Lessa. Outros programas premiados são" Quinze Minutos de Cidadania e Fator de Risco ".

    A campanha" Pequenos Cuidados Evitam Grandes Acidentes", uma parceria com a ONG Criança Segura, garantiu à Rádio Câmara a certificação pelo Unicef como Rádio Amiga da Criança.

    E em 2009, o veículo ganhou espaço no exterior ao fechar uma parceria com a CSB Rádio, de Portugal. O programa Conexão Brasil, produzido aqui, foi veiculado na emissora portuguesa, que alcança Lisboa e arredores.

    Acessibilidade

    A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara dos Deputados, produzindo audiolivros e a leitura da Constituição, de algumas leis básicas e convenções internacionais.

    Este material está disponível no Centro de Documentação e Informação da Casa ou no Portal da Câmara dos Deputados.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radio-camara-completa-15-anos-com-meta-de-aproximar-o-cidadao-do-parlamento/112517151

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)