Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    RÁDIO PREVIDÊNCIA: E-Recursos atinge marca de 100 mil processos

    Tempo de áudio - 2min

    há 11 anos

    Ouça aqui

    LOC/REPÓRTER: O sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social, o e-Recursos, atingiu em maio a marca de 100 mil processos. A maioria, 54 mil, já foi julgada. De acordo com dados do Conselho de Recursos da Previdência Social, em 20% dos casos a Junta regional reconheceu o direito dos segurados anulando uma decisão do INSS. Das mais de 1200 Agências da Previdência espalhadas pelo Brasil, 829 já utilizam o e-Recursos para atender os segurados. A expectativa é de que até o fim de junho todas as agências do INSS já estejam conectadas ao sistema. O e-recursos permite que um cidadão, que tenha tido um benefício negado pelo INSS e que entre com um recurso administrativo contra a decisão, tenha seu pedido julgado em menos tempo. O presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, Manuel Dantas, falou sobre o significado da marca de 100 mil processos.

    TEC/SONORA: Presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, Manuel Dantas.

    "Essa marca significa a consolidação do processo eletrônico no âmbito do Ministério da Previdência Social, além de ser um desafio para todos nós no sentido de trabalhar para que o segurado da Previdência tenha uma resposta rápida. Já que a principal vantagem do sistema é exatamente a rapidez na tramitação processual". LOC/REPÓRTER: Manuel Dantas falou também sobre os novos desafios do e-recursos. Em breve, os segurados da Previdência poderão recorrer contra decisões do INSS de casa, pela internet, sem necessidade de deslocarem a uma agência da Previdência Social.

    TEC/SONORA: Presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, Manuel Dantas.

    "Os próximos desafios serão a disponibilização do e-recursos nos dispositivos móveis como tablets e smartphones. A solução já está pronta, nós estamos apenas aguardando a Dataprev - a empresa de tecnologia da Previdência Social - que disponibilize uma máquina para que a gente tenha saída para a internet. E quando essa máquina for disponibilizada, que é provavelmente no mês de julho agora, o segurando também vai poder efetuar o recurso e acompanhar todo o procedimento, inclusive peticionar e participar das sessões de julgamento, pela internet. Aqueles que tiverem acesso à internet, da sua casa, poderão não apenas recorrer como também participar das sessões de julgamento. Então isso, do ponto de vista da Administração Pública, eu considero uma revolução".

    De Brasília, Ana Carolina Melo

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radio-previdencia-e-recursos-atinge-marca-de-100-mil-processos/100548146

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)