Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    RAJs promovem atividades ligadas à capacitação de servidores

    há 7 anos

    Participaram servidores das 4ª, 5ª e 10ª RAJs.

    A 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Sorocaba, promoveu, em 2/8, curso de oratória para aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos supervisores de Capacitação que atuam no Estado de São Paulo e compõem a equipe gerenciada pela STI 8 – Diretoria de Capacitação de Sistemas. O curso foi desenvolvido pela professora Hélide Maria dos Santos, titular da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI).

    Durante sua exposição, ela apresentou técnicas voltadas ao desenvolvimento da capacidade de comunicação direcionada à elaboração de cursos presenciais, palestras e workshops, além de fornecer dicas importantes sobre a criação de textos claros e objetivos, como parte do mecanismo de uma comunicação eficiente. O curso teve carga horária de oito horas e abordou ainda temas relacionados à postura dos capacitadores, modo de preparação de material expositivo que utilizam, imagem pessoal e poder de argumentação. O juiz diretor da 10ª RAJ, Hugo Leandro Maranzano, agradeceu a presença da palestrante e ressaltou a importância do aprimoramento contínuo dos servidores Tribunal de Justiça.

    Estiveram presentes a diretora de Departamento da STI 8, Ana Lucia da Costa Negreiros; o coordenador da STI 8, Gianfrancesco dos Santos Chirieleison; o escrevente e palestrante Rafael Motta de Lima (STI8); o coordenador da 10ª RAJ, Carlos Darwin de Mattos; os supervisores de Capacitação Daniel Durante Rodrigues, George Luiz Alves Mendonça, Marcelo Mattano de Lima, Fernando Matheus Duarte Casarotti, Rosa Maria Paes de Oliveira, Celene Patrícia da Silva Conceição, Alessandra Afonso Alvarez, Maria Cristina Jacinto da Silva Bispo, Jader Alves Rosa e Flavia Andrea Moraes Brandão Massuia.

    O curso abordou de forma pontual questões relacionadas à neurolinguística, expressão corporal, postura, comunicação verbal e ferramentas de linguagem. Houve grande receptividade por todos os integrantes, que identificaram a imediata aplicabilidade das técnicas transmitidas para o desenvolvimento da capacitação, que busca fornecer àqueles que a recebem subsídios necessários para resolução de problemas, apresentação de sugestões e realização de tarefas definidas em tempo hábil, por meio da transmissão do conhecimento.

    *Com informações da 10ª RAJ.

    Presidente Prudente

    Dando prosseguimento aos trabalhos voltados à expansão das Unidades de Processamento Judicial (UPJs) pelo interior do Estado, as equipes de treinamento e capacitação do TJSP estiveram em Presidente Prudente entre os dias 24 e 28/7, em razão da instalação da primeira UPJ na sede da 5ª Região Administrativa Judiciária, que será integrada pelas cinco varas cíveis de Presidente Prudente.

    Representando iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça Paulista, as UPJs (conhecidas como ‘Cartórios do Futuro’) têm por base a unificação dos ofícios judiciais de mesma competência e a divisão de trabalho por equipes de tarefas (processamento, movimentação e cumprimento de processos, atendimento ao público, além das equipes de gabinetes). Busca-se a otimização do espaço físico e o melhor aproveitamento dos recursos humanos, adequando-se as unidades judiciais à nova realidade do processo digital. Segundo dados da Secretaria da Primeira Instância, tal modelo de trabalho implica ganho de tempo processual de aproximadamente 30%, desde o ajuizamento da ação até a prolação da sentença.

    Participaram da capacitação os juízes Carlos Eduardo Lombardi Castilho, Silas Silva Santos, Paulo Gimenes Alonso, Leonardo Mazzilli Marcondes e Sergio Elorza Barbosa de Morais, responsáveis, respectivamente, pelas 1ª a 5ª varas cíveis de Presidente Prudente.

    *Com informações da 5ª RAJ.

    Campinas

    Vinte e um servidores da 4ª RAJ participaram, em 25/7, do primeiro treinamento prático realizado na Sala de Capacitação da sede regional, em Campinas. O curso – ministrado pelo supervisor de Capacitação da 4ª RAJ, Fernando Matheus Duarte Casarotti – foi voltado aos funcionários lotados em varas cíveis e dá continuidade ao calendário iniciado em São José do Rio Preto (8ª RAJ), envolvendo treinamentos específicos de acordo com a competência e com enfoque no processo digital, abrangendo teoria e prática.

    O desenvolvimento dos exercícios se deu não apenas na base de treinamento incrementada especificamente para as atividades, mas também na própria produção, ou seja, aquela em que o servidor trabalha diariamente, permitindo aproveitamento máximo do tempo.

    Por meio da capacitação continuada, todo o Estado continuará a receber, semanalmente, cursos que visam difundir as melhores práticas do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ministrados pelos supervisores regionais de Capacitação.

    *Com informações da 4ª RAJ.

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / Equipes 4ª, 5ª e 10ª RAJ (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rajs-promovem-atividades-ligadas-a-capacitacao-de-servidores/486386463

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)