Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Randolfe diz que CPI viola independência do MP e entra com mandado de segurança

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou na quarta-feira (20) mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal, pedindo a nulidade parcial do requerimento que criou a CPI mista da JBS. O objetivo do mandado é impedir que a CPI investigue a ação de membros do Ministério Público Federal no acordo de colaboração com os empresários Joesley e Wesley Batista.

    O senador pediu concessão de liminar suspendendo os trabalhos da CPI mista até o julgamento definitivo do mérito.

    Um dos propósitos da comissão parlamentar de inquérito, nas palavras do requerimento que lhe deu origem, é “investigar os procedimentos do acordo de colaboração premiada celebrado entre o Ministério Público Federal e os acionistas das empresas JBS e J&F”. Segundo Randolfe, a CPI mista está violando a independência funcional do Ministério Público, garantida pela Constituição, e a harmonia entre os poderes da República.

    Nesta quinta-feira (21), foram aprovados pela CPI requerimentos convocando procuradores e ex-procuradores a depor, e convidando Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República. Durante a audiência esclareceu-se que Janot foi convidado, e não convocado, porque o depoimento tem conexão com sua atuação funcional e seus atos de ofício.

    No mandado, Randolfe cita entrevista do relator da CPI, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), ao jornal O Globo, em que qualificou Janot como “hoje a pessoa que mais atrapalha o Brasil”.

    “O Ministério Público deve subordinar-se somente à Constituição e à lei, nas suas atividades finalísticas”, diz o senador no mandado judicial. “[CPIs] não podem convocar ou ainda convidar para depor membros do Ministério Público relativamente às suas funções institucionais, sob pena de vulneração do princípio da independência e separação entre os poderes”, acrescenta Randolfe.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268525
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/randolfe-diz-que-cpi-viola-independencia-do-mp-e-entra-com-mandado-de-seguranca/501514524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)