Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recadastramento biométrico é tema de audiência pública em Coelho Neto

    O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu audiência pública em Coelho Neto nesta quinta-feira, 3 de agosto, no salão do júri do Fórum Advogado José Vera Cruz Santana, para informar a população da cidade, que é sede da 28ª zona eleitoral, sobre o processo de implantação da biometria. A meta estabelecida é recadastrar, até dezembro, 24 mil dos mais de 35 mil eleitores do município.

    Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, juiz titular da 28ª zona eleitoral, abriu a audiência destacando que a biometria, além de fortalecer a democracia, garante mais segurança ao processo de votação.

    Representando o presidente do TRE-MA, desembargador Raimundo Barros, o diretor-geral Flávio Costa acrescentou que a biometria dos eleitores irá alimentar o banco de dados do cadastro civil único, já aprovado pelo governo federal para ser implementado em todo o país.

    Karla Jeane Matos de Carvalho, juíza da 2ª Vara da Comarca de Coelho Neto, enalteceu a importância de todos os segmentos da sociedade estarem unidos para mobilizar os eleitores, alertando-os sobre o prazo para a realização do recadastramento.

    A união de esforços em prol do sucesso do recadastramento dos eleitores de Coelho Neto também foi reafirmada pela promotora eleitoral Elisete Pereira dos Santos, pelo prefeito Américo de Sousa e pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Aguiar.

    O secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) apresentou os dados da implantação da biometria no estado, informando que, até 2020, todos os 217 municípios maranhenses contarão com o eleitorado usando esse novo sistema, que garante maior segurança na hora de votar, visto que nenhum eleitor pode se passar por outro. “Os dados biométricos de cada um de nós são únicos, em especial as nossas digitais. Na biometria, são 3 dados coletados: digitais de todos os dedos das mãos, face e assinatura”, explicou.

    Após a apresentação, os presentes à audiência fizeram perguntas e tiraram dúvidas acerca do processo eleitoral e da biometria. Prestigiaram a audiência pública vereadores, secretários municipais, professores e alunos do IFMA, imprensa, lideranças comunitárias, servidores da justiça e membros da sociedade civil organizada.

    Atendimento

    O recadastramento eleitoral biométrico obrigatório em Coelho Neto está funcionando desde o dia 3 de julho de 2017 e segue até 1º de dezembro deste ano. O atendimento dos eleitores ocorre no Fórum Eleitoral (MA-034, s/n), no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta, e quem não realizar o procedimento terá o título cancelado.

    Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer portando originais e cópias de documento oficial com foto e comprovante de endereço. Para os homens entre 18 e 45 anos é preciso também apresentar comprovante de alistamento militar.

    Segundo dados do IBGE de 2014, Coelho Neto possui população estimada de 48 mil habitantes, sendo que a 28ª zona eleitoral abrange os municípios de Coelho Neto (35.640 eleitores), Afonso Cunha (6.131) e Duque Bacelar (9.362).

    • Publicações2389
    • Seguidores284355
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recadastramento-biometrico-e-tema-de-audiencia-publica-em-coelho-neto/484327969

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)