Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Receita adota solução benéfica para o contribuinte sobre tributação de software

    há 3 anos

    A Receita Federal adotou uma solução de consulta sobre tributação de software: classifica o produto de prateleira (comercializado no varejo) como mercadoria; e aquele feito sob encomenda como uma prestação de serviço. No caso do software de prateleira, os percentuais de IRPJ e CSLL sobre a receita bruta são de 8% e 12%, respectivamente. No caso de produto sob encomenda, a alíquota é de 32%.

    A decisão é boa para o contribuinte, mas ainda é falha. Isso porque o Supremo Tribunal Federal já decidiu, em fevereiro passado, que sobre o comércio de software incide apenas ISS (e não ICMS), tanto para os casos de produtos de prateleira quanto para produtos feitos sob encomenda. A nova solução da Receita não trata dessa decisão, o que pode causar insegurança jurídica.

    A nova solução de consulta (nº 4.028) é resposta ao questionamento de uma empresa que atua no licenciamento de software de gestão de revenda de automóveis, sem customização. No momento em que fez a consulta, era optante do Simples Nacional, mas previa seu desenquadramento neste ano, quando adotaria o lucro adotaria o lucro presumido.

    O software era oferecido a um segmento de clientes somente após sua elaboração, sem compromisso de adaptação a um comprador específico. Como para a Receita o percentual de tributação depende da natureza da atividade prevalecente na relação entre as partes, entendeu, no caso, se tratar de venda, e não de encomenda, incidindo uma tributação menor - 8% de IRPJ e 12% de CSLL.

    Fontes: Receita Federal e Jornal Valor Econômico.



    • Publicações93
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-adota-solucao-benefica-para-o-contribuinte-sobre-tributacao-de-software/1306810872

    Informações relacionadas

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 9 anos

    Venda de software é comércio ou serviço?

    Jus Petições, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Recurso Administrativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)