Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Receita Estadual recebe Notas Fiscais Eletrônicas

    Algumas das maiores empresas do Brasil já estão efetuando transmissões de notas fiscais eletrônicas em caráter de teste para a Receita Estadual gaúcha. O objetivo do procedimento é verificar a compatibilidade das aplicações dos sistemas das empresas. Do grupo que participa do projeto-piloto nacional destacam-se Souza Cruz, Kaiser BOSH, DIMED, OfficeNet, Ultragaz, VW, Wickbold. A previsão é de que, muito em breve, o sistema esteja em operação plena. Em breve, novas empresas poderão se cadastrar para fazer parte do projeto.

    O projeto da Nota Fiscal Eletrônica é um sistema que visa à substituição da atual sistemática de emissão de Notas Fiscais Modelo 1 (as que são usadas principalmente para o registro de operações de compra e venda entre as empresas) em papel, para um modelo em que a Nota Fiscal será totalmente digital. Na prática, a empresa emissora de Notas Fiscais Eletrônicas gera um arquivo com as informações constantes da Nota Fiscal e transmite pela Internet a informação para a Receita Estadual. Esta faz a validação do arquivo e “autoriza” on-line a emissão da Nota Fiscal. Toda a transmissão é feita em ambiente seguro pela Internet, com a utilização de certificados digitais que garante a autoria, integridade, autenticidade e sigilo das informações transmitidas.

    Além disso, no mesmo instante em que é autorizada a NF-e, ela é repassada para a Secretaria Estadual da Fazenda do destinatário indicado na Nota Fiscal e, concomitantemente, para a Receita Federal, onde todas as NF-e do Brasil estarão armazenadas em ambiente nacional. As empresas destinatárias das mercadorias receberão uma cópia impressa que representa a Nota Fiscal Eletrônica. Este documento auxiliar é chamado de DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que possuirá impresso uma chave de acesso que permitirá ao destinatário consultar, pela Internet, na Secretaria da Fazenda que autorizou a NF-e ou na própria Receita Federal a validade e autenticidade daquela Nota Fiscal Eletrônica.

    Ricardo Neves Pereira, que coordena a Nota Fiscal Eletrônica no Receita Estadual, ressalta que o projeto vem sendo projetado e desenvolvido nacionalmente pela Receita Federal e pelo ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores Tributários) que é formado pelos administradores tributários Estaduais. Atualmente o Rio Grande do Sul, juntamente São Paulo, Bahia, Goiás, Maranhão e Santa Catarina lideram o projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica no Brasil.

    A nova sistemática permitirá um acompanhamento on-line de todas as operações realizadas. “A celeridade no acompanhamento das operações permitirá uma redução da ocorrência de fraudes. Porém, acima de tudo, é um projeto que traz mais benefícios para as empresas pela simplificação dos processos de emissão, guarda e armazenamento dos papeis associados à emisão das NF”, afirma Pereira. Ele exemplifica com o caso da empresa DIMED, responsável por mais de 2% da quantidade de Notas Fiscais emitidas no Estado. “A redução de custos estará na ordem de 80%”, calcula. Grandes emissores de documentos fiscais serão, numa primeira fase, os maiores beneficiados com a adoção do projeto, pois se estima que o custo das empresas com obrigações acessórias pode chegar a 5,8% do faturamento das empresas.

    Dentro do processo de implementação do projeto, a Receita Estadual liberou o serviço de consulta resumida da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no site da Secretaria Estadual da Fazenda, em www.sefaz.rs.gov.br. Podem ser consultadas as NF-e’s que já estão sendo processadas em ciclo completo (recepção, validação, processamento, devolução dos recibos de recebimento e protocolos de autorização).

    • Publicações2743
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-estadual-recebe-notas-fiscais-eletronicas/176672

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)