Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recente precedente do STF garante que acusado de tráfico recorra em liberdade

    há 13 anos

    Atenta às ultimas orientações do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à lei de Drogas (lei 11.343/2006), a Defensoria Pública de Cáceres, região onde esse tipo de delito é particularmente numeroso, conseguiu obter decisão urgente para garantir a liberdade do acusado não condenado definitivamente.

    Baseando-se em dois precedentes da Corte Maior, que admitiam a aplicação de pena alternativa, no caso de réu primário e de bons antecedentes, (HC 97256/RS, de 01/09/2010 e HC 102547/MG, de 15/02/2011), o Defensor Público João Augusto de Sanctis Garcia impetrou Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pleiteando a liberdade do acusado, por ter direito ao benefício.

    O assistido foi condenado a 2 anos e 2 meses porque a juíza, na sentença, reconheceu que ele tinha direito a diminuição de pena, por ser primário e de bons antecedentes, mas determinou que cumprisse pena em regime fechado, em entendimento contrário ao do STF.

    “Embora já tenhamos recorrido da decisão, a questão era urgente, porque apesar de a sentença o condenar, ele deveria ter sido solto imediatamente. Assim, entramos com HC para salvaguardar a liberdade de locomoção do acusado, que estava sendo violada por esta decisão”, destacou o Defensor Público.

    Citando os precedentes mencionados no pedido, o relator Des. Paulo da Cunha concedeu de imediato, e com urgência, a liminar determinando a soltura do acusado, por entender violado o principio da individualização da pena e estando atendidos seus requisitos de necessidade e suficiência, conforme entendeu o Supremo Tribunal Federal.

    “De fato o direito à substituição de pena permite ao acusado esperar o resultado do recurso em liberdade e o precedente em questão deixa claro que é possível, mesmo no caso da lei de drogas”, explicou Dr. João Augusto.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recente-precedente-do-stf-garante-que-acusado-de-trafico-recorra-em-liberdade/2745982

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)