Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recomendação visa adequações necessárias na Praça do Pilar localizada em Itamaracá

    Após reclamações recebidas referentes a utilização indevida de área pública, bem como poluição sonora existente na Praça João Felipe de Barros Dias (Praça do Pilar), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação com o objetivo de sanar algumas irregularidades existentes no local. O documento é de autoria da promotora de Justiça Rejane Strieder.

    O município de Itamaracá descumpriu a obrigação prevista em uma das cláusulas de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a comarca, o qual está sendo executado judicialmente. A cláusula se refere a disponibilização de área afastada, ambiental e urbanamente adequada para a realização de eventos potencialmente ruidosos na ilha. Em face da ausência de outro local, os eventos público continuam a ser realizados na Praça do Pilar.

    A recomendação também destaca o disposto na Lei Municipal nº 674/89, que prevê a necessidade de obtenção de Alvará de Licença para o exercício de atividade comercial em propriedade particular e de Alvará de Autorização para o exercício de atividade comercial em logradouro público. Dessa forma, ficou recomendado aos comerciantes fixos e ambulantes localizados na Praça do Pilar e entorno a necessidade de obtenção de alvarás e, se for o caso, licença especial para utilização de fontes sonoras.

    Também devem observar o horário de fechamento do estabelecimento sendo, no máximo, às 2h, nos dias de evento, sextas-feiras e sábados e meia-noite nos dias em que não houver eventos, de domingo à quinta-feira. O documento ainda destaca a proibição da venda de bebidas e comidas em recipiente de vidro, bem como a proibição de colocação de bancas, mesas ou cadeiras na praça já citada. Quem possuir comércio deve respeitar a quantidade máxima de mesas e cadeiras a serem utilizadas, sendo 15 mesas e 60 cadeiras para o comércio fixo e 5 mesas com 20 cadeiras para o comércio ambulante.

    Ao coordenador da Comissão de Acompanhamento e Concessão de Alvarás de Funcionamento da cidade, foi recomendado que adote as medidas administrativas necessárias para garantir o licenciamento ou fechamento dos estabelecimentos comerciais na Praça do Pilar e entorno, entre outras recomendações.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recomendacao-visa-adequacoes-necessarias-na-praca-do-pilar-localizada-em-itamaraca/2981097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)