Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recurso da Defensoria reforma decisão da Vara da Infância e Juventude

    há 12 anos

    Em decisão unânime da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (n.º é aplicada liberdade assistida à menor condenada por tráfico de drogas. O colegiado reformou a decisão do Juiz da Vara da Infância e Juventude de Maceió que havia aplicado Medida Sócio-Educativa (MSE) de internação definitiva à referida menor em conflito com a Lei.

    A Defensoria Pública Estadual, através do Defensor Mariano Paganini Lauria, interpôs recurso de apelação objetivando alterar a MSE aplicada, visto que o artigo 122 do Estatuto da Criança e Adolescente somente prevê a medida excepcional de internação definitiva de menores em caso de atos infracionais cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa. Como também, de reiteração de condutas graves ou diante de descumprimento injustificado de medida anteriormente imposta, o que não era o caso dos autos. “A menor era primária e o ato infracional cometido (tráfico de drogas) não se reveste - por sua própria natureza - de violência ou grave ameaça”, diz o Defensor Público.

    Tal entendimento, de acordo com o Defensor Público, vai de encontro ao adotado pacificamente pelos Tribunais Superiores (STJ e STF) e demonstra que a gravidade do ato infracional praticado não pode, por si só, acarretar a aplicação de uma medida sócio-educativa mais gravosa. Ademais, deve-se levar em consideração que as medidas sócio-educativas têm conotação preponderantemente pedagógica e não punitiva, pois são dirigidas a pessoas em particular situação de desenvolvimento (menores), explica o Defensor.

    • Publicações843
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-da-defensoria-reforma-decisao-da-vara-da-infancia-e-juventude/3102161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)