Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recurso especial no STJ pode passar a ter requisitos de admissibilidade

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece requisitos de admissibilidade de recurso especial dirigido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PEC 10/2017, da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), tramita em conjunto com a PEC 17/2013, de iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e que busca regular a mesma situação. As propostas tiveram relatoria ad hoc do senador Benedito de Lira (PP-AL).

    A PEC 10/2017 impõe a quem recorre a obrigação de demonstrar a relevância do aspecto de direito infraconstitucional discutido na ação judicial. A admissibilidade do recurso só poderia ser recusada pela manifestação de dois terços dos membros do órgão competente para julgá-lo.

    “Entendemos adequado que o órgão competente para a análise de mérito do recurso especial faça o juízo da admissibilidade da relevância das questões de direito federal presentes na demanda”, considerou Benedito de Lira no parecer.

    Em defesa da PEC 10/2017, Rose de Freitas observou que “as alterações propostas serão de grande relevância ao bom funcionamento do Superior Tribunal de Justiça, na medida em que permitirá uma atuação mais célere e eficiente às muitas e importantes questões de direito federal que lhes são apresentadas”.

    Emenda

    Das duas emendas apresentadas, o relator acatou a do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que torna mais clara a exigência de que a lei defina os critérios e o procedimento para demonstração da relevância da questão infraconstitucional no âmbito do STJ.

    A diferença fundamental entre a PEC 10/2017 e a PEC 17/2013, assinalada pelo relator, está no fato de a primeira manter o exame de admissibilidade do recurso especial na mesma instância do STJ encarregada de julgar seu mérito, enquanto a segunda dirigir a análise de admissibilidade à Corte Especial do STJ. Benedito de Lira optou por rejeitar a PEC 17/2013 por entender que o exame do recurso especial por instâncias distintas dentro do mesmo tribunal contribuiria para uma “enorme perda de eficiência” nesse processo.

    “Entendemos que o requisito relevância das questões de direito federal infraconstitucional para fins de admissibilidade do recurso especial contribuirá significativamente para a criação de um sistema recursal mais justo e equilibrado, que contemple a racionalização da apreciação dos recursos, permitindo que o STJ reassuma sua função constitucional, mas que promova também a segurança jurídica e a duração razoável dos processos, atendendo ao clamor da sociedade por Justiça”, afirma o relator.

    Benedito de Lira frisou, por fim, que os requisitos de relevância para admissibilidade de recurso especial no âmbito do STJ ainda dependerão de regulamentação por lei ordinária para aplicação da medida. Depois de passar pela CCJ, a PEC 10/2017 será submetida a dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-especial-no-stj-pode-passar-a-ter-requisitos-de-admissibilidade/475238678

    Informações relacionadas

    Tiago Fachini, Gerente de Marketing
    Artigoshá 4 anos

    Recurso especial no Novo CPC: requisitos, hipóteses e prazos

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Peticionamento eletrônico chega a 84% dos casos que entram no STJ

    Correio Forense
    Notíciashá 8 anos

    Sustentação oral em agravo de instrumento no NCPC

    Advogado Gleiton Santos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Requisitos de Admissibilidade do Recurso Especial

    Petição - Ação Efeito Suspensivo a Recurso (13149)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)