Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Recursos do Benefício de Prestação Continuada não vêm do INSS, afirma Arns

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    O senador Flávio Arns (Rede-PR) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (20), a redução no valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), prevista no projeto de reforma da Previdência apresentado ao Congresso. Segundo ele, o benefício não está vinculado à Previdência Social, mas à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), prevista pela Lei 8.742, de 1993.

    A única ligação do BPC com a Previdência, explicou Arns, é quanto a utilização da infraestrutura das agências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), que distribuem o recurso àqueles que têm direito. O dinheiro do benefício vem do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e não do INSS.

    — Eu quero dizer, em primeiro lugar, que isso não é um problema da Previdência Social. Esse recurso, quero deixar muito claro, é do orçamento da assistência social; não tem nada a ver com Previdência — afirmou.

    O BPC é um salário mínimo, pago por mês às pessoas idosas e ou com deficiência que estejam inseridas em uma família com renda per capita menor que um quarto do salário mínimo vigente, ou seja, R$ 238,00 por pessoa.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações177
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recursos-do-beneficio-de-prestacao-continuada-nao-vem-do-inss-afirma-arns/677949989

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)