Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Recusa de atendimento a pacientes do SUS deve ser registrada em documento

    Medida visa garantir aos cidadãos a possibilidade de provar que buscaram auxílio médico. Documento deve especificar o motivo do não atendimento

    Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscarem auxílio médico nas unidades da rede pública do Distrito Federal e não conseguirem devem receber certidão que comprove o motivo da recusa de atendimento ou do fornecimento da medicação. Isso é o que propõe uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos entregue ao secretário de saúde do DF nesta quarta-feira, 5 de junho.

    O documento é assinado também por representantes do Ministério Público do DF e Territórios, Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público junto ao TCDF e Defensorias Públicas Federal e do DF. O governo tem 30 dias para adotar a medida.

    A certidão ou documento equivalente deve registrar, além do motivo do desatendimento, dados como nome do usuário, unidade de saúde, data e hora da recusa. O objetivo é dar mais transparência ao atendimento público de saúde e garantir ao cidadão a possibilidade de provar que buscou a assistência sem obter sucesso.

    O registro das informações também é importante para que o próprio gestor público possa identificar e corrigir falhas que, muitas vezes, sequer chegam ao seu conhecimento, explica o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima. Nosso objetivo não é aumentar o número de demandas judiciais. Pelo contrário, queremos que os problemas de saúde sejam resolvidos dentro do próprio sistema, a partir das informações registradas, afirma.

    Abrangência A recomendação baseia-se na Lei de Acesso a Informacao, que prevê punição ao servidor que se negar a dar, imediatamente, informações disponíveis. O dever continua mesmo que os serviços de recepção de hospitais e postos de saúde públicos seja terceirizado.

    Por enquanto, a orientação vale apenas para o Distrito Federal, mas a intenção do MPF é que o procedimento seja adotado nacionalmente, como já acontece no âmbito privado. Desde o início do mês, resolução da Agência Nacional de Saúde obriga os planos de saúde a justificar, por escrito, em 48 horas, o motivo da negativa de qualquer procedimento médico.

    Leia aqui a íntegra da recomendação.

    Inquérito Civil Público 1.16.000.001478/2013-64

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Distrito Federal

    (61) 3313-5460/5458 twitter.com/MPF_DF

    • Publicações350
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3849
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recusa-de-atendimento-a-pacientes-do-sus-deve-ser-registrada-em-documento/100550522

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 5 anos

    Usuários do SUS podem solicitar certidão negativa quando houver recusa de tratamento

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 10 anos

    MPF/SP: usuários do SUS não atendidos recebem certidão com motivo da recusa do serviço

    Bpc e Você - com Regina Medeiros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    BPC - Comprovação de gastos e a Negativa do SUS

    Artigoshá 6 anos

    Direito à Saúde: Atendimento de Forma Integral.

    Fernando Camilo Ramalho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) Obrigação de fazer c/c danos morais e c/c pedido liminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)