Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Rede de Controle completa dois anos de atividades no Amazonas com lançamento de site

    Plataforma reúne informações que permitem auxiliar a população na fiscalização da gestão pública no Amazonas

    há 7 anos

    A Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas lançou site que reúne informações sobre como fiscalizar recursos públicos e contatos dos órgãos da Rede-AM para encaminhamento de denúncias sobre possíveis desvios de verbas públicas. A plataforma, disponível no endereço redecontrole.tce.am.gov.br, foi lançada durante reunião da Rede-AM realizada nesta terça-feira (25), que marcou o encerramento do período de coordenação do grupo pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM).

    O coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/AM e representante da instituição na Rede-AM, Alexandre Jabur, apresentou as funcionalidades da nova ferramenta à disposição do cidadão, desenvolvida por meio de parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que hospeda o domínio da página, e o MPF.

    Acessando a plataforma, cidadãos e gestores públicos têm acesso a cartilhas e manuais que esclarecem questões sobre gestão pública e suas diretrizes de funcionamento, bem como informações da atuação dos órgãos no combate à corrupção e transparência. O site reúne todos os canais de denúncia dos integrantes da Rede-AM em único lugar.

    Na seção Como fiscalizar os recursos públicos, a Rede-AM disponibiliza um guia em três categorias – transparência de gastos públicos; combate à corrupção; e situação das empresas – que auxilia o cidadão a encontrar links para sites de diversos órgãos públicos e privados, a fim de poder acompanhar a aplicação de recursos públicos nos municípios, estados e União, auxiliar no combate à corrupção e verificar a regularidade de

    "Esperamos que, com essas ferramentas, a população se torne cada vez mais parceira da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, acompanhando a aplicação dos recursos públicos por meio do controle social e trazendo as denúncias aos órgãos de fiscalização", afirmou Jabur.

    Balanço das ações e nova gestão – Na reunião desta terça-feira, os representantes dos órgãos que integram a Rede-AM elegeram o novo coordenador do grupo. A coordenação do fórum, até abril de 2018, ficará a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo a Controladoria-Geral da União (CGU) como substituta.

    Nos últimos 12 meses, o MPF esteve à frente da Rede-AM. Nesse período, três novos órgãos públicos passaram a compor o grupo, houve a elaboração de Regimento Interno e foram criados grupos de trabalho para ações prioritárias.

    Um projeto de lei regulamentador da transição estadual e municipal foi apresentado pela Rede-AM à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) em duas ocasiões. Todo o balanço das atividades está disponível no site.

    Sobre a Rede-AM – A Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas é um fórum permanente, criado em abril de 2015, com o objetivo de integrar e aprimorar a atuação interinstitucional dos órgãos de controle e fiscalização da gestão pública no Amazonas.

    Como parte de sua atuação, a Rede-AM promove reuniões periódicas para a troca de informações e para a condução de casos que envolvem a atuação interinstitucional, além de promover eventos de capacitação e ações coordenadas em temas relacionados ao aprimoramento da gestão pública e combate à corrupção.

    Atualmente, os órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas são: Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE/AM), Controladoria-Geral do Município (CGM), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Tribunal de Contas da União (TCU), Superintendência de Polícia Federal no Amazonas (SPF/AM) e Superintendência da Receita Federal do Brasil no Amazonas (SRF/AM).

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Amazonas
    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
    pram-ascom@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_am




    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-de-controle-completa-dois-anos-de-atividades-no-amazonas-com-lancamento-de-site/451500994

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)