Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rede de Controle lança cadastro integrado de gestores públicos

    há 14 anos

    O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, nessa terça-feira (24), a cerimônia de lançamento do Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos (Cadicon), que reúne informações sobre gestores públicos. Segundo o presidente Ubiratan Aguiar, essa é uma ferramenta que vai auxiliar os órgãos de controle no combate à corrupção. Somente podemos atingir esse objetivo com o apoio social. Precisamos da população. O Cadicon significa transparência e cidadania, ressaltou. O cadastro permite a consulta de responsáveis com contas julgadas irregulares pelos tribunais de contas.

    O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Salomão Ribas, ressaltou a importância desse passo para a integração dos TCs no combate à corrupção. Com essa ferramenta não vamos resolver o problema de corrupção, mas daremos uma extraordinária ajuda com a troca de informações, explicou.

    O evento teve continuidade com a apresentação do Cadicon pelo gerente de divisão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCU Paulo André Mattos de Carvalho. Segundo ele, 15 órgãos já estão participando do novo cadastro. Os tribunais que ainda não forneceram a lista estão finalizando a compilação de dados dos gestores. Paulo André acrescentou ainda que futuramente o sistema deverá permitir a pesquisa de dados sobre condenados por improbidade administrativa e empresas inabilitadas para contratar com a administração pública.

    O TCU é responsável por reunir as informações publicadas nos portais dos tribunais de contas e dar manutenção ao sistema. A consulta ao Cadicon é simples e pode ser feita pelo portal da Rede de Controle da Gestão Pública (www.rededecontrole.gov.br). A implantação do sistema é uma das ações da Rede de Controle, que atua em todo o País desde 2009 e tem como propósito intensificar, de forma coordenada, o combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos.

    O evento contou com a presença de ministros, procuradores, dirigentes e servidores do TCU. Participaram ainda o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Severiano Costandrade, o subprocurador-geral da República Eugênio Aragão, o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, João Ernesto Aragonés Vianna, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Vianna Montebello.

    Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

    • Publicações2263
    • Seguidores189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4602
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-de-controle-lanca-cadastro-integrado-de-gestores-publicos/2344692

    Informações relacionadas

    Tribunal de Contas da União
    Notíciashá 14 anos

    Cadastro da Rede de Controle reúne responsáveis por contas irregulares

    JurisWay
    Notíciashá 14 anos

    Cadastro da Rede de Controle reúne responsáveis por contas irregulares

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Emissão de certidões pode ser feita pela internet

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Emissão de certidões pode ser feita pela internet

    Notíciashá 14 anos

    TCU lança site com informações sobre contas reprovadas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)