Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Rede Solidária Anjos do Amanhã: uma década fazendo a diferença

    A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), completa nesta quarta-feira, 21 de setembro, dez anos. Os eventos comemorativos acontecerão no dia 20 de outubro, em uma cerimônia na VIJ/DF, que contemplará uma homenagem a voluntários da Rede e o lançamento de um livro com a trajetória do programa. Também está previsto o lançamento do novo site do setor em breve. E, neste ano, a Rede foi agraciada com um selo virtual comemorativo aos seus dez anos.

    Até a cerimônia do dia 20 de outubro, serão divulgadas matérias trazendo dados estatísticos, curiosidades e casos concretos de crianças e adolescentes que tiveram suas vidas melhoradas, de alguma forma, pela atuação proativa e solidária do Anjos. A Rede Solidária se orgulha de ter promovido, nesse período, inúmeras campanhas e ações voltadas a ajudar o público assistido pela VIJ/DF, obtendo sucesso em todas elas. O Anjos do Amanhã é a ponte que une o recurso voluntário às necessidades das crianças e adolescentes jurisdicionados da VIJ/DF.

    Em dados estatísticos acumulados, a Rede Solidária arrecadou, na década, 13 toneladas de gêneros alimentícios e mais de 162 mil itens como peças de vestuário, livros, materiais escolar, artigos para bebês, móveis e eletrônicos, doados por 1,3 mil generosos voluntários. Também, no período, o programa cadastrou 586 voluntários, entre pessoas físicas e jurídicas, que destinaram 5.870 benefícios às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da VIJ/DF nas áreas de educação, saúde, profissionalização, cultura, esporte e lazer.

    Todas essas ações do Anjos são voltadas às crianças e adolescentes atendidos pela Justiça Infantojuvenil do DF, às suas famílias e às entidades a que estejam vinculados, como instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais.

    Solidariedade e empatia

    Para Flávia Fonteles, supervisora da Rede Solidária, o sucesso do programa na década passa pela atuação voluntária comprometida e empática. “A missão do voluntário é oferecer companhia, é dizer, ainda que tacitamente, eu me importo com você, é oferecer sem esperar pela retribuição e, ao final, sentir-se bem com a entrega de suas competências e de seus sentimentos solidários”, diz.

    Flávia completa dizendo que a criação e o aniversário do programa, criado pelo juiz da VIJ/DF, Renato Scussel, atestam que a Justiça Infantojuvenil do DF está atenta a sua missão institucional de garantir direitos. “A atuação do Anjos ultrapassa a prestação jurisdicional, por meio de uma relação corresponsável entre Estado e sociedade civil em busca do bem-estar das crianças e adolescentes jurisdicionados. A causa infantojuvenil é especial e extraordinária. Entendo que as crianças e os adolescentes devem ser acolhidos, cuidados, educados e amados por nós adultos, de forma prioritária. Ser supervisora da Rede é colaborar com uma missão institucional tão bela e sensível, que extrapola a letra estática da lei e faz a jurisdição pulsar”, declara a supervisora com sensibilidade.

    Nesta semana, o Boletim Infância e Juventude nº 115, disponibilizado na intravij e por e-mail, trouxe um artigo do supervisor substituto da Rede Solidária, Gelson Leite, em que ele discorre sobre a trajetória do programa, fala da credibilidade do serviço e agradece a todos que atuaram para fortalecer o setor nesses dez anos.

    Clique aqui e veja, na íntegra, o artigo.

    • Publicações17734
    • Seguidores1333
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-solidaria-anjos-do-amanha-uma-decada-fazendo-a-diferenca/386451383

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)