Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Reforma do Código Penal brasileiro é tema do programa Opinião desta terça-feira

    O Código Penal brasileiro foi redigido e aprovado no ano de 1940 e passou a vigorar durante a ditadura de Getúlio Vargas. Nos últimos 70 anos, várias emendas foram acrescentadas ao Código, embora ainda seja considerado arcaico pela maioria dos juristas. Resumidamente, o Código Penal estabelece quais são os tipos de crimes e qual a pena para cada um deles. A reformulação do Código Penal brasileiro é o tema discutido no programa Opinião, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça -feira, 10, às 19 horas, no canal 8 da net ou pelo site da Casa. Participam do debate o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Major Araújo (PRB); o advogado e consultor da comissão no Senado Federal que avalia e estuda a reformulação do Código, Pedro Paulo Guerra de Medeiros; e também o juiz de direito especialista na área criminal, Wilson Dias. Como em todo o País, Goiás enfrenta uma realidade de superlotação nos presídios. Atualmente, são 11.342 detentos, o que ultrapassa o déficit de 5 mil vagas. Segundo a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal, serão construídas quatro unidades de detenção, o que ainda não será suficiente para atender a demanda. O advogado Pedro Paulo explicou a função da Comissão no Senado que estuda a reformulação do Código. Segundo ele, juristas foram nomeados pelo Senado com o objetivo de criar um projeto técnico de um novo Código Penal, para apresentar ao Senado com o intuito de aprovação. Várias mudanças foram feitas. É necessário incluir como crimes novas drogas, novos comportamentos e até mesmo o terrorismo, pontua. Pedro afirma que, até o mês de maio, o projeto deve ser entregue ao Senado e seguir para apreciação e votação na Câmara Federal. O deputado Major Araújo defende a reforma do Código embora, segundo ele, o mesmo já tenha penas severas. Ele acredita que, muito além de uma readequação do Código, é necessária a readequação de políticas públicas. Precisamos de políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema prisional. O crime precisa ser evitado com um bom programa de inserção social e qualificação do sistema educacional. Para o juiz Wilson Dias, que atuou na vara de execução penal por dez anos, mais importante que estabelecer leis é garantir investimento na sociedade, visando à diminuição do índice de criminalidade, que é alto. Parece piegas, mas se não houver investimento na educação, cultura, lazer dos jovens e crianças de hoje, não há como ter uma realidade diferente. O programa será exibido às 19 horas, pelo canal 8 da Net e pelo site .

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-do-codigo-penal-brasileiro-e-tema-do-programa-opiniao-desta-terca-feira/3082121

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)