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5 de Maio de 2024
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    Reforma Previdenciária: como divulgar serviços jurídicos na internet

    Cerca de um ano atrás o Congresso Brasileiro promulgou a reforma da previdência. O projeto causou opiniões divididas, mas mais do que isso, gerou dúvidas nos brasileiros, que buscam informações e esclarecimentos.

    Publicado por 3MIND
    há 3 anos

    A necessidade de informações leva todo mundo ao mesmo lugar: o maior buscador da internet, o Google. Assim, há um mar de possibilidades a ser explorado quando se trata de potenciais clientes para escritórios de advocacia na área do direito previdenciário.

    Antes de entender uma estratégia de marketing digital que pode auxiliar você neste processo, é necessário lembrar os pontos essenciais da reforma previdenciária de 2019. Primeiro, para quem já estava aposentado quando a reforma passou, nada muda. Muitos aposentados se assustaram, mas as mudanças não se aplicam a eles.

    As principais alterações são:

    • Idade mínima fixa para se aposentar - 62 anos para mulheres e 65 para homens

    • Tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens e 15 para mulheres

    • Novas regras de transição para quem está trabalhando

    • O valor da aposentadoria é baseado na média do histórico de contribuições, não descarta mais de menor valor

    Além disso, há regras válidas apenas para servidores públicos, e uma série de detalhes que confundem trabalhadores e geram insegurança. Com as mudanças recentes, é um momento propício para se posicionar no mercado e captar clientes na área.

    As técnicas e ferramentas estão disponíveis, só basta você começar a exploração. Veja abaixo!

    Como captar clientes usando a internet?

    Pode parecer batido, mas a ideia de que todo profissional hoje precisa ter presença online continua valendo - e muito! Aquela máxima de “quem não é visto, não é lembrado”, se aplica perfeitamente aqui, principalmente sobre mídias sociais.

    Ter um site bem estruturado, com conteúdo de qualidade, informações claras e úteis aos clientes e potenciais clientes, assim como saber usar das ferramentas disponíveis para expandir contatos e contratos é fundamental.

    Perfis em redes sociais que façam sentido com seu escritório, e de preferência, mais de uma, com conteúdos diversificados, aproxima os clientes e cria laços de confiança. A ideia é ter uma base do relacionamento para que ele se concretize profissionalmente.

    Marketing Jurídico Digital

    Estes pontos mencionados acima são parte de uma grande estratégia de marketing jurídico digital. Se você quer saber mais e dominar este universo, chegar na primeira página de resultados do Google e ser reconhecido pelo conteúdo criado, faça o curso gratuito da 3MIND.

    Desenvolvemos uma metodologia baseada em erros e acertos nas campanhas de marketing em mais de 150 escritórios de advocacia ao redor do Brasil: conseguimos prever seus obstáculos e prover soluções antes deles aparecerem pelo caminho.

    Uma estratégia de marketing digital arrojada, pensada especificamente para suas necessidades e usando as melhores ferramentas disponíveis é um grande trunfo para advogados que buscam expandir sua carteira de clientes.

    Pode parecer complexo, mas com nossa expertise, conseguimos ajudá-lo. Inclusive, veja abaixo alguns pontos importantes em que você deve pensar desde já para ter uma forte presença online.

    SEO: o tal Search Engine Optimization

    O famoso robô do Google usa técnicas de otimização de busca para decidir quem merece estar no topo - os primeiros resultados rankeados na página inicial do buscador. No nosso curso Rumo ao Topo do Google, separamos o SEO em duas categorias, para facilitar o entendimento: SEO de conteúdo e SEO técnico.

    O SEO técnico é aquele ligado à programação e à experiência do usuário no site, e por isso tem que ser supervisionado por um profissional especialista em HTML, que vai incluir todos os requerimentos necessários nas linhas de código da página.

    Você deve saber ao menos o básico para conseguir conversar com seu fornecedor, então lembre destes fatores abaixo:

    • Carregamento rápido das páginas nas versões mobile e desktop

    • Ter uma versão adaptada ao mobile, para melhor experiência do leitor

    • URLs assertivas em todas as páginas do site

    • Imagens usadas devem ser em JPG ou PNG, com legenda para cego ver, e em arquivos menores do que 1.2GB

    • Seu site deve ter, obrigatoriamente, certificados de segurança digital

    O SEO de conteúdo, por sua vez, se aplica ao conteúdo de fato, o que está escrito no seu site, blog, etc. O algoritmo do Google muda constantemente os padrões e tem cerca de 200 especificações usadas para rankear as páginas, mas algumas são indispensáveis de se ter em mente:

    • O título do conteúdo (ou H1) deve ter no máximo 65 caracteres e a palavra-chave determinada para a busca, como por exemplo: reforma trabalhista. Esta mesma palavra-chave deve aparecer já no primeiro parágrafo do texto

    • Intertítulos no texto facilitam a leitura e quando organizados em um sumário no início do conteúdo, auxiliam o leitor a encontrar a informação buscada com mais agilidade. Em termos de SEO, eles são categorizados de acordo com sua importância para o texto: h2, h3, h4 e assim por diante. Essas categorias podem ser repetidas, sem necessariamente seguirem uma ordem numérica

    • O conteúdo deve ser estruturado de uma maneira lógica e objetiva para o melhor entendimento do leitor, e preferencialmente dividido em parágrafos curtos

    • No final do texto, inclua sempre o chamado “call to action”: emprestado da propaganda, o termo define uma frase cujo objetivo é levar o usuário a praticar uma ação. Para escritórios de advocacia, isso pode ser entrar em contato, enviar um email, fazer uma ligação.

    Alerta: o Código de Ética da OAB veta a mercantilização da profissão do advogado, então o call to action não pode, de maneira alguma, vender o serviço do escritório ou do advogado, não pode informar valores ou incitar ações judiciais.

    Propaganda legal: o que a OAB permite

    O marketing jurídico digital não só é permitido como incentivado e regulamentado pela OAB em seu Código de Ética. No entanto, é fundamental entender e estar ciente do que é autorizado e vetado dentro da estratégia.

    Ter um planejamento sólido de marketing, site próprio e presença nas redes sociais são todas práticas autorizadas pela OAB. É também permitido vincular anúncios na internet, publicar artigos em revistas jurídicas online e divulgar participação em eventos.

    Vale lembrar também alguns pontos que a OAB não permite:

    • Vincular propaganda do escritório junto a outros serviços

    • Oferecer consultas gratuitas via website

    • Divulgar valores dos serviços

    • Enviar propaganda via mensagem de celular

    • Oferecer serviços via email

    • Vincular propagandas a eventos estranhos ao direito, como eventos culturais

    Construindo seu site

    Explicamos no início como o SEO influencia diretamente na construção de um site, então esta etapa do processo você já conhece bem. Mas há outros pontos a serem considerados enquanto seu site está sendo desenvolvido.

    É importante ter uma equipe em que você confie, de preferência especializada em programação. Com eles, você terá uma reunião de briefing, em que todas suas metas serão expostas e discutidas. Aqui vale você trazer pesquisa e planejamento de acordo com o mercado e o que outros escritórios estão fazendo.

    Esta equipe - ou agência contratada - vai desenvolver um design do seu site, de acordo com sua identidade de marca (se já existir), e com sua aprovação, vai começar o desenvolvimento da parte técnica. Você terá que validar as funções que deseja ter disponíveis.

    Lembra do SEO de conteúdo? Pode ser que a equipe de desenvolvimento tenha um braço de produção de texto, mas pode ser que não. De qualquer forma, você precisa investir em conteúdo de qualidade que contribua para seu ranqueamento com o Google e seja ponte para suas redes sociais.

    Ser visto para ser lembrado: as mídias sociais

    Se o YouTube é o segundo maior buscador da internet, o Instagram vem logo atrás: é cada vez mais comum que clientes busquem perfis de serviços que desejam contratar e analisem a presença social das empresas.

    Estar no Instagram, Twitter, LinkedIn é necessário para qualquer escritório de advocacia que deseje ter uma forte presença online, diversificar sua carteira de clientes e, claro, crescer.

    Idealmente, considere ter uma equipe de planejamento de conteúdo alinhada à estratégia de marketing jurídico digital do seu escritório: assim, tudo estará visualmente unificado e os conteúdos, coesos.

    É claro que é possível fazer pontes entre seu blog, site e as redes sociais, inclusive isso deve acontecer! Mas eventualmente ter conteúdos criados especificamente com o público de uma plataforma em mente também aumenta o engajamento.

    Ser atento, responder e interagir com seguidores é primordial. Ter alguém responsável por essa tarefa, chamada “community management”, pode aumentar sua taxa de conversão e trazer mais clientes para o escritório.

    Google Ads: acelerando o processo

    Agora que você já entendeu a importância do marketing jurídico digital, que inclusive tem o apoio da OAB, e entende um pouco de SEO, site e mídias sociais, vamos falar sobre investir um pouco e como isso pode acelerar seus resultados.

    O Google Ads continua sendo a maior fonte de renda do Google, e não é por acaso: como um grande leilão de palavras-chave, empresas e pessoas podem dar lances e comprar aquelas mais relevantes para seus negócios, e garantir uma posição de prestígio na primeira página do buscador.

    A campanha deve ser bem estruturada para ter os resultados desejados, mas com certeza bate o posicionamento orgânico em termos de agilidade. As equipes da 3MIND estão totalmente preparadas para auxiliar seu escritório nesta empreitada e garantir que você vá para o topo do Google!

    • Sobre o autorMarketing Jurídico para atrair novos negócios, essa é a nossa praia!
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