Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Região carbonífera quer solução para ponte entre São Jerônimo e Triunfo

    A audiência pública conjunta das Comissões de Economia e Desenvolvimento e de Assuntos Municipais, realizada na noite de quarta-feira (8) em São Jerônimo, reuniu em torno de 500 pessoas entre lideranças políticas e sociais da região carbonífera, para buscar uma solução para a construção de ponte no Rio Jacuí e a pavimentação da RS-470. O debate foi realizado na sede do Clube do Comércio de São Jerônimo.

    O presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento, deputado Heitor Schuch (PSB), na abertura do evento, afirmou "que só colhe quem planta, mas é mais fácil ficar choramingando". Para ele, a mobilização de todos os presentes foi graças à organização e união em torno da realização do projeto da ponte ligando São Jerônimo a Triunfo.

    O deputado José Sperotto (DEM), proponente da audiência, foi enfático sobre a necessidade de mobilização dos que desejam as obras. "Se os governos, federal e estadual, não vêem este projeto como prioridade, é a nossa reivindicação que deve alertá-los da importância do projeto; e isso a gente faz com mobilização e organização. Este evento de hoje é uma grande prova disto" , destacou Sperotto.

    Manifestações

    O primeiro representante local a falar foi o prefeito de São Jerônimo, Marcelo Schreinert, que comparou o município de Triunfo como sendo "o primo rico de São Jerônimo". Schreinert apontou que Triunfo (sede do Polo Petroquímico) disponibilizará R$ 40 milhões para a construção da ponte, de um orçamento de 80 milhões de toda a obra. Mas São Jerônimo só tem a vontade, e não os recursos, lamentou o prefeito.

    Na seqüência falaram o vice-prefeito de Charqueadas, Hélio Sippel, e o prefeito de Butiá, Sérgio Severo Malta. Ambos destacaram que as dificuldades de logística aumentam os preços da produção local, e que estudantes fazem a travessia de balsa diariamente, o que gera grande ansiedade para que os projetos saiam do papel e virem realidade.

    Encaminhamento

    Ao final da audiência foi aprovado o encaminhamento sugerido pelo deputado Sperotto: a AL, através das comissões de Assuntos Municipais e de Economia e Desenvolvimento, irá solicitar audiência com a governadora Yeda Crusius, em que deverão estar presentes todos os agentes públicos da região e as lideranças sociais. A partir desse encontro o governo deverá ter subsídios para deliberar sobre as ações necessárias para realização das obras.

    Estiveram presentes na audiência vereadores da região, alunos do Instituto de Educação Estadual São Jerônimo, representantes da Fecomércio, Lions Club, Senac, Fepam, Força Sindical, Rotary Club, Crea/RS, Consepro, Eletrosul, Kassick e Multilab.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regiao-carbonifera-quer-solucao-para-ponte-entre-sao-jeronimo-e-triunfo/992856

    Informações relacionadas

    Ponte São Jerônimo-Triunfo e asfaltamento da RS-470 em debate nesta quarta-feira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)