Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Regimento Interno do TJMA é totalmente reformado

    há 15 anos

    O Judiciário maranhense publicou nesta sexta-feira, dia 9, a nova edição do Regimento Interno do Tribunal de Justiça. É a primeira vez, em quase 200 anos de instalação do órgão, que a obra é editada no formato de livro. O regimento anterior vigorava desde 1994.

    Com 294 páginas, a legislação traz 44 novos artigos e foi totalmente reformulada e adaptada às últimas reformas dos Códigos de Processo Civil e Processo Penal, da Lei de Mandados de Segurança e inovações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Os trabalhos de pesquisa, reforma e atualização que deram origem à obra foram liderados pelo desembargador Cleones Cunha, presidente da comissão extraordinária do Regimento Interno, também integrada pelos desembargadores Guerreiro Júnior, Cleonice Freire, Nelma Sarney e Mário Reis.

    O novo regimento traz o selo das Edições da Escola Superior da Magistratura (Esmam). Para facilitar a consulta dos temas, a edição contém índice alfabético remissivo e inúmeras notas organizadas por Cleones Cunha.

    É uma obra histórica e bastante aguardada por todos da comunidade jurídica. Esperamos que funcione como instrumento para e efetiva prática da Justiça, disse o organizador da publicação.

    O novo Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhao pode ser encontrado na Livraria do Advogado (Rua da Cruz, centro) e no Shopping Tropical (Renascença).

    Primeiro regimento tem 198 anos

    O primeiro regimento interno do Judiciário maranhense foi publicado em 13 de maio de 1812. Nessa época, o Maranhão conhecia o Tribunal da Relação da cidade de São Luís, o terceiro do Brasil, criado em 1811.

    Com a Proclamação da República e a Constituição de 1891, os estados passaram a organizar a sua própria Justiça e dar nome aos seus tribunais.

    No Maranhão, com a Constituição Estadual de 1891, o Tribunal da Relação passou a chamar-se Superior Tribunal de Justiça, com regimento publicado em 1929.

    A partir da Constituição Republicana (1946) e a Estadual (1947) consolidaram a designação de Tribunal de Justiça do Maranhão, orientado por um novo regimento, que vigorou de 1950 a 1993.

    Em 1993, o então presidente do TJMA, José Pires da Fonseca, determinou ao juiz Cleones Cunha a elaboração de anteprojeto de regimento que, apresentado, foi discutido e aprovado pelo Plenário, entrando em vigor em 1º de janeiro de 1994.

    Irma Helenn

    Tribunal de Justiça

    secomtj@tjma.jus.br

    2106-9023 / 9024

    • Publicações7622
    • Seguidores216
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2726
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regimento-interno-do-tjma-e-totalmente-reformado/1960822

    Informações relacionadas

    Hebert Freitas, Estudante de Direito
    Notíciashá 4 anos

    (HC 176.473) STF pacifica entendimento e decide que o acórdão confirmatório é, sim, causa de interrupção da prescrição.

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Poderia existir um link, aqui, permitindo download do RI do TJMA. continuar lendo