Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Registro Espúrio: MPF e PF cumprem mandados em nova fase da operação

    Medidas buscam provas de atuação criminosa junto ao Ministério do Trabalho

    há 6 anos

    Em atendimento a ordem judicial que acolheu pedidos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e da Polícia Federal, foram cumpridas na manhã desta terça-feira (18) novas medidas cautelares como parte da operação Registro Espúrio. Ao todo, foram 16 mandados de busca e apreensão e 9 de prisões temporárias. O objetivo é reunir provas de crimes praticados no âmbito do Ministério do Trabalho. O esquema, que começou a ser investigado há pouco mais de um ano, já foi objeto de outras três fases da operação e já gerou uma denúncia por organização criminosa.

    Nesta fase específica, as investigações têm como foco um esquema criminoso que permitia o desvio de recursos da Conta Especial Emprego e Salário, alimentada pelas contribuições sindicais. Parte dos valores descontados dos trabalhadores era apropriada pelos integrantes da organização, que burlavam a pirâmide do sistema sindical brasileiro. Para viabilizar os repasses, o grupo registrava confederações de sindicatos de um estado em outro. As investigações preliminares apontaram que os investigados chegaram a atuar na elaboração de portarias que poderiam facilitar os recebimentos indevidos.

    Determinados pelo relator do caso, o ministro Edson Fachin, os mandados foram cumpridos em Brasília, São Paulo, Londrina, Goiânia e Anápolis. A quarta fase ampliou o número de investigados e também revelou novos possíveis ilícitos praticados por envolvidos nas fases anteriores da operação. Na primeira denúncia, foi apontado o crime de organização criminosa. No caso da quarta fase os crimes investigados são peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro. Além de servidores públicos são alvos da operação, advogados e empresários.

    Por tratar-se de medida ainda em andamento e sob sigilo, os nomes dos alvos não serão divulgados.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/registro-espurio-mpf-e-pf-cumprem-mandados-em-nova-fase-da-operacao/626577709

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)