Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Regulamentação de placas informativas em obras públicas passa a ser obrigatório

    De autoria do deputado Saturnino Masson a Lei n° 10.615/2017 foi sancionada esta semana pelo governador Pedro Taques

    A Lei de nº 10.615/2017 de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), foi sancionada pelo governador Pedro Taques esta semana. A partir de agora passa a ser obrigatório a regulamentação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas pelo governo estadual, por empreiteiras ou concessionárias de serviço público.

    De acordo com a Lei, todas as obras públicas realizadas diretamente pelo governo, empreiteiras contratadas ou pelas concessionárias de serviço público deverão colocar placas com todos os dados referentes à sua realização, com data de início e término previsto, nome da empresa executora, endereço, sítio eletrônico e número do CNPJ/MF, nome do engenheiro responsável e seu respectivo número de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    “Pretendemos, com esta Lei, apresentar à sociedade um mecanismo dinâmico e eficiente na regulamentação estadual da obrigação de transparência e publicidade das atividades públicas", disse Saturnino.

    A placa deverá ser colocada em local visível, com, no mínimo, três metros de largura por dois metros de altura, durante todo o período de realização da obra.

    As obrigações constantes nesta lei deverão ser expressas no edital de licitação e exigidas como forma de cumprimento do contrato. A falta de realização no disposto na presente lei implicará na aplicação de pena, correspondente a dois por cento do valor contratado.

    A publicidade das obras públicas deve abranger um meio eficaz de controle e verificação por parte dos cidadãos, cujo embate pode ganhar uma correspondente a mais, como fonte de inspiração da prática da cidadania e conhecimento de fato do alcance e deveres dos órgãos públicos e de seus agentes.

    " A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deverão obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência ", declarou o deputado.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1169
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regulamentacao-de-placas-informativas-em-obras-publicas-passa-a-ser-obrigatorio/511029373

    Informações relacionadas

    BANNACH: MP pede que estado e município observem normas de placas em obras públicas

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo Denúncia para o Ministério Público - Irregularidades Equipamento Público

    MP requer a prefeitura que cumpra a lei e coloque placas de identificação em obras públicas

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    A fiscalização de obra promovida pela Prefeitura

    Edmilson Pereira Lima, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Os Cuidados Essenciais nas Pré-Campanhas Eleitorais de 2024: Uma Abordagem Jurídica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)