Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Regularização Cadastral : Justiça do Trabalho amplia esforços visando à implantação da Certidão Negativa

    Visando à implantação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, o presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Osmair Couto, determinou aos diretores de todas as varas do trabalho que procedam a regularização dos cadastros com a inclusão do número de CPF e do CNPJ das partes em todos os processos.

    A determinação visa firmar uma data para que todos os processos sejam regularizados, trabalho iniciado em agosto de 2010, quando foi determinada a apresentação dos dados completos das partes nas petições iniciais. A exigência deve-se a necessidade desses dados para a implantação do processo judicial eletrônico (Pje) e o fornecimento de certidões negativas "on line".

    Na época foi constatado que em muitos processos as partes não estavam registradas com o número de identificação fiscal, ou seja Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) da Receita Federal do Brasil.

    Segundo a determinação da Presidência, será exigida a regularização do autos incompletos, conforme lista emitida pela Secretaria de Tecnologia da Informação, no seguinte cronograma:

    Até 14.10.2011 cadastrar até 20%

    Até 14.11.2011 cadastrar até 40%

    Até 16.12.2011 cadastrar até 60%

    Até 20.01.2012 concluir 100%

    A CERTIDÃO DE DÉBITOS TRABALHISTAS

    A implantação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT), instituída pela Lei 12.440 de 7 de julho de 2011, será exigida sempre que a empresa ou pessoa física necessitar de contratar com a Administração Pública e em outras situações, da mesma forma que são exigidas atualmente as demais certidões.

    A Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas vai atestar a existência de registro do CPF ou do CNPJ da pessoa que foi cadastrada no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, em virtude de inadimplência perante a Justiça do Trabalho quanto às obrigações estabelecidas em sentença condenatória transitada em julgado ou em acordos judiciais trabalhistas, inclusive no concernente aos recolhimentos previdenciários, a honorários, a custas, a emolumentos ou a recolhimentos determinados em lei; ou decorrentes de execução de acordos firmados perante o Ministério Público do Trabalho ou Comissão de Conciliação Prévia.

    A certidão será expedida gratuita e eletronicamente.

    (Ademar Adams)

    • Publicações1109
    • Seguidores630405
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regularizacao-cadastral-justica-do-trabalho-amplia-esforcos-visando-a-implantacao-da-certidao-negativa/2848137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)