Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Reincidente, homem não se beneficia do princípio da bagatela ao furtar rádio AM/FM

    A 5ª Câmara Criminal do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Neri Oliveira de Souza, manteve condenação imposta a homem que furtou um rádio AM/FM e negou - conforme pleiteava a defesa -a aplicação do princípio da insignificância, também conhecido como princípio da bagatela, para absolvê-lo da pena, fixada em um ano e quatro meses de reclusão em regime semiaberto. O relator explicou em seu acórdão que os antecedentes criminais do réu foram decisivos para a confirmação da reprimenda.

    "Embora o bem avaliado em R$ 104,65 tenha sido devolvido para a vítima, de modo a não causar a ela qualquer prejuízo material, tem-se que a tese de aplicação do princípio da insignificância não comporta acolhimento. É que o recorrente possui pelo menos quatro condenações com trânsito em julgado anterior à data dos fatos narrados na denúncia, sendo três delas por crime contra o patrimônio", anotou. O princípio da insignificância pode ser aplicado, também, nos casos de lesão corporal. No entanto, somente naqueles em que a lesão não é grave o bastante para exigir necessidade de punir o agressor, nem de valer-se dos meios judiciais.

    Para que o princípio da bagatela seja aplicado adequadamente, a análise da lesão deverá ser realizada quando esta for mínima. A subtração de bens de valor ínfimo, como uma agulha ou uma folha de papel, por exemplo, também se enquadram na tese. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) considera alguns crimes como incompatíveis com o princípio. São aqueles em que há violência ou grave ameaça à pessoa, crimes de falsificação e também tráfico de drogas. Na data do crime, o homem percebeu que a porta de uma residência estava aberta e entrou para furtar um rádio AM/FM e um pen drive. Perseguido pela polícia, o réu foi preso e os bens devolvidos ao proprietário. O fato ocorreu na comarca de Concórdia (Apelação Criminal n. 0000017-43.2017.8.24.0019).

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reincidente-homem-nao-se-beneficia-do-principio-da-bagatela-ao-furtar-radio-am-fm/656023275

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)